ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Com quase mil pacientes na fila, MP cobra atendimento de reumatologia

Agendamento para novas consultas está suspenso desde setembro

Helio de Freitas, de Dourados | 26/06/2017 14:51
Governo aguarda resultado de licitação para reativar Hospital de Cirurgias (Foto: Helio de Freitas)
Governo aguarda resultado de licitação para reativar Hospital de Cirurgias (Foto: Helio de Freitas)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do Estado tomem medidas para retomar o atendimento de reumatologia em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Pelo menos 825 pacientes, conforme números atualizados em março deste ano, aguardam na fila para atendimento especializado. Além disso, o agendamento de novos atendimentos está bloqueado no sistema de regulação desde setembro do ano passado.

Na recomendação, o promotor Eteócles Brito Mendonça Dias Júnior afirma que atualmente as consultas de retorno dos pacientes da reumatologia são agendadas e organizadas pelo próprio prestador de serviço, no caso o HU (Hospital Universitário).

“Se arrasta há mais de um ano o impasse referente à confecção e assinatura do novo contrato a ser firmado entre HU e o município de Dourados para prestação de serviços de saúde perante o SUS. Essa situação prejudica consideravelmente a resolução do problema”, afirmou o promotor.

Eteócles Mendonça Júnior recomenda que o município abra licitação para contratar pessoas físicas ou jurídicas para prestar serviço de reumatologia em regime de mutirão, priorizando pacientes na fila há mais de três meses.

Recomendou também que a prefeitura faça avaliação médica de todos os pacientes à espera de consulta com reumatologia há mais de cinco meses, para apontar quais pacientes ainda têm indicação cirúrgica e agendar o procedimento quando necessário.

Outra recomendação é que no prazo máximo de cinco meses o município atenda todos os pacientes que aguardam a primeira consulta, através de atendimentos conjuntos em regime de mutirão, a exemplo do Programa Caravana da Saúde.

Estado – O promotor recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde auxilie o município de Dourados no atendimento aos pacientes através do Hospital Regional de Cirurgias Eletivas de Dourados após ser contratada a organização social que vai fazer a gestão da unidade hospitalar. A licitação está em andamento.

Pediu também que o governo do Estado faça mutirões semelhantes à Caravana da Saúde para atender os pacientes da fila e adote medidas para agilizar o encaminhamento dos procedimentos de alta e média complexidade para Campo Grande.

A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde informou que ainda não recebeu a notificação sobre a recomendação, mas as providências citadas já tinham sido discutidas entre as medidas que serão executadas após o hospital retomar o atendimento. O hospital de cirurgias suspendeu as atividades em novembro do ano passado e desde então está fechado.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados não se manifestou sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias