Com recursos próprios, prefeitura adquire 6 respiradores novos
Compra foi feita antes de Ministério da Saúde centralizar a aquisição do de produto devido a pandemia

Item necessário para o tratamento de pacientes graves contaminados pelo coronavírus, os respiradores mecânicos se tornaram artigo de difícil acesso diante da grande demanda. Tanto é que o Ministério da Saúde chegou a centralizar a produção do País.
A prefeitura de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, no entanto, se antecipou ao ato e por R$ 200 mil, recursos próprios, adquiriu seis novos respiradores, viabilizando oito leitos exclusivos para enfrentar a doença.
O município é o terceiro com mais casos confirmados da doença, 10, e fica ao lado do município de Batayporã, onde foram registradas as duas primeiras mortes por covid-19 em Mato Grosso do Sul.
Nesta segunda-feira, o prefeito Gilberto Garcia (PR), entregou os equipamentos para ampliar os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçaba.
Conforme o prefeito, o município só conseguiu os ventiladores mecânicos porque se antecipou ao Ministério de Saúde na aquisição dos equipamentos.
“Fizemos a licitação com recursos próprios antes desta determinação do governo federal, por isso tivemos êxito. Fomos a única cidade do Estado a reforçar os estoques de respiradores do hospital. Agora, podemos dizer que estamos numa guerra, prontos para enfrentar o inimigo. Esperamos não precisar desse dispositivo, mas se houver necessidade, nossa região pode contar com essas armas”, declarou Gilberto Garcia.
De acordo com o diretor geral do Hospital Regional, o investimento da Prefeitura de mais de R$ 200 mil em ventilares mecânicos, soma-se aos demais equipamentos existentes como respiradores, desfibriladores e demais componentes adquiridos para estruturar e ampliar a disponibilidade de leitos da UTI aos pacientes com dificuldades respiratórias.
“São mais 8 leitos exclusivos para o enfrentamento a doença. Agradeço ao prefeito que foi sensível a demanda do hospital. Saímos hoje de 14 para 20 respiradores, além de toda equipe técnica formada por médicos, enfermeiras e outros profissionais. Mais de 50% de aumento neste tipo de aparelho, que pode salvar vidas”, comentou Norberto Fabri.
A direção do hospital já trabalha na montagem e instalação dos aparelhos. Dessa forma, o HR consolida-se como referência para 7 municípios da microrregião para as internações de pacientes com a Covid-19.
Embora concentrar casos significativos do novo coronavírus, Nova Andradina não se encontra no plano de distribuição de novos leitos do governo do Estado para enfrentar a pandemia.
Respiradores - Nos casos graves, a Covid-19 pode provocar pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes percam a capacidade respiratória e, portanto, necessitando de suporte ventilatório. Assim, os respiradores, ou ventiladores, são fundamentais para tratar casos graves e gravíssimos da doença.