ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com reforço de produtores do PR, fazendeiros protestam contra Funai

Aline dos Santos | 06/04/2013 11:00
Produtores dos dois Estados se reuniram em Tacuru. (Foto: Divulgação)
Produtores dos dois Estados se reuniram em Tacuru. (Foto: Divulgação)

Com reforço de colegas Paraná, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul realizaram audiência pública ontem em Tacuru para contestar a atuação da Funai (Fundação Nacional do Índio) no processo de demarcação de terras indígenas.

De acordo com o diretor secretário da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ruy Fachini, a ação da Funai, além de não beneficiar os indígenas, provoca desvalorização da terra, afasta investimentos e desestimula o agronegócio.

A audiência contou com a presença de 200 produtores rurais do Paraná, que vieram ao Estado em seis ônibus. Eles participaram de carreata desde a entrada de Tacuru, a 427 km de Campo Grande, até o ginásio municipal, local da reunião. O manifesto dos produtores do dois Estados tem, inclusive, adesivo. A campanha é “PR e MS contra demarcação”.

Também participaram da audiência os presidentes dos sindicatos rurais de Laguna Carapã, Sete Quedas, Porto Murtinho, Iguatemi, Amambai, Tacuru, Ponta Porã, Bela Vista, Itaporã, Vicentina, Fátima do Sul e Dois Irmãos do Buriti. O debate foi acompanhado por prefeitos e pelos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), Mara Caseiro (PTdoB) e Lídio Lopes.

A Funai realiza estudos antropológicos para demarcação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. A briga de parte dos produtores é para que a União os indenize pela terra nua. Atualmente, em caso de identificação de uma área, apenas as benfeitorias são indenizadas aos fazendeiros.

Nos siga no Google Notícias