ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Confirmado em Dourados primeiro caso de ferrugem asiática de MS nesta safra

Helio de Freitas, de Dourados | 02/10/2014 10:45
Caso de ferrugem foi localizado em planta de soja encontrada no perímetro urbano de Dourados (Foto: Divulgação/UFGD)
Caso de ferrugem foi localizado em planta de soja encontrada no perímetro urbano de Dourados (Foto: Divulgação/UFGD)

Foi confirmado o primeiro caso de ferrugem asiática na atual safra de soja de Mato Grosso do Sul. A confirmação foi feita pelo Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A doença foi constatada em uma planta encontrada no perímetro urbano de Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Procurada pelo Campo Grande News, a Fundação MS, de Maracaju, confirmou que se trata do primeiro caso de ferrugem asiática confirmado nesta safra no Estado. O caso também já foi divulgado no site do Consórcio Antiferrugem (parceria entre órgãos públicos e privados para combater a ferrugem asiática da soja). Segundo o consórcio, três casos já foram localizados em Mato Grosso, dois em Santa Catarina e dois no Rio Grande do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da UFGD, há cerca de 10 dias o estudante de agronomia Paulo Henrique do Nascimento, estagiário do Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, encontrou e coletou uma planta de soja em área urbana de Dourados para levar à Clínica de Doença de Plantas da Faculdade de Ciências Agrárias da mesma universidade. Após análise em microscópio, foi confirmada a primeira ocorrência de ferrugem asiática na safra 2014/2015.

O professor Bruno Cezar Alvaro Pontim, da UFGD, afirma que entre as pragas e doenças que podem atingir as plantações de soja, a ferrugem asiática é uma das que mais preocupam os produtores, por afetar a produtividade da lavoura.

Conforme a UFGD, a ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Na época de entressafra, o fungo sobrevive em plantas de soja que nascem por acaso ou em outros hospedeiros, pois é incapaz de se manter vivo na palhada. Segundo o pesquisador, além de monitorar as lavouras de soja, é importante que haja uma atenção com as plantas que nascem em beira de estrada ou em meio a outros cultivos – as chamadas plantas “guaxas”.

Ainda segundo a assessoria da UFGD, a ocorrência da doença em plantas voluntárias já foi registrada em safras anteriores. É um indicativo de que o fungo que causa a ferrugem teve boas condições de sobrevivência, propiciadas por um inverno mais ameno. “Os produtores e os técnicos deverão ficar atentos para a doença na safra 2014/2015. Ela é plenamente controlável com um bom acompanhamento das lavouras, sendo que os técnicos dispõem de ferramentas eficazes para seu controle”, orienta a instituição.

Conforme a UFGD, o Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia da UFGD, onde funciona a Clínica de Doenças de Plantas, está à disposição de produtores e técnicos para auxiliar na identificação e confirmação de ocorrência de doenças tanto da soja, quanto de outras culturas. O telefone é o (067) 3410-2385.

Nos siga no Google Notícias