ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de incêndios durante o verão

Priscilla Peres | 18/01/2015 09:56
(Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
(Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Corumbá - distante 419 km de Campo Grande, tem registrado temperaturas próximas a 40°C quase que diariamente e o Corpo de Bombeiros e a PMA (Polícia Militar Ambiental) têm alertado a população sobre os riscos de atear fogo em lixo doméstico.

"As queimadas ocorrem por negligência, muitos proprietários insistem em queimar lixo e mato nos terrenos e há aqueles que ateiam fogo propositalmente”, afirma o tenente-coronel José Eduardo Cabral, comandante do 3° Grupamento de Bombeiros de Corumbá.

Segundo o site Diário Corumbaense, o comandante ainda reforçou que os bombeiros atuam no combate a incêndios que oferecem algum risco e que, em algumas situações não há a necessidade de a corporação ser acionada. “Em caso de grandes proporções e se estiver perto de escolas, creches, casas e postos, o Corpo de Bombeiros vai atuar extinguindo esses focos. Em pequenos e médios incêndios, a gente também atua, mas há situações que não oferecem riscos”, explicou.

Por lei, quem for flagrado provocando focos de incêndio pode ser multado, mas é importante a conscientização ambiental. "O recomendado é nunca fazer a limpeza do terreno ateando fogo. Os incêndios oferecem diversos riscos. Ao se propagar, podem atingir uma residência, sem falar que essa prática traz prejuízos para a cidade e para o meio ambiente, causando poluição”, orientou o tenente-coronel José Ricardo Cabral.

Tipos de queimadas - A PMA informa que existem três tipos de queimadas: as controladas,que são autorizadas pelo órgão ambiental competente; os incêndios florestais que são considerados desastres as queimadas a céu aberto, que ocorrem na área urbana.

Segundo a polícia, a queimada controlada é um procedimento agropastoril em que o pecuarista ou trabalhador rural faz um requerimento junto ao Imasul e vai ter o caso dele estudado e posteriormente autorizado para que seja feito dentro dos critérios da lei. O incêndio florestal é algo sem controle, um fogo que pode ter origem pelo ser humano ou pelas forças da natureza e que demanda o combate por parte de órgãos preparados.
A queima a céu aberto é provocada por parte da população de Corumbá que insiste em queimar lixo ou algum tipo de material orgânico em terreno baldio. Essa prática é irregular e nós buscamos orientar a comunidade a mudar esse tipo de atitude”, afirmou o subtenente da Polícia Militar Ambiental, Antônio Rondon da Silva.

Nos siga no Google Notícias