ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Cruzes são colocadas em rotatória para homenagear vítimas da pandemia

Ao todo foram colocadas 128 cruzes representando o total de óbitos registrados em Naviraí

Ana Oshiro | 01/04/2021 08:39

Em 5º lugar no número de mortes por covid-19, a cidade Naviraí, a 366 km da Capital, montou um memorial para as vítimas da covid-19 no município. No vídeo acima é possível ver o momento que cerca de 10 pessoas colocam 128 cruzes na rotatória da principal avenida de Naviraí, representando todas as mortes registradas até quarta-feira (31).

De acordo com Haifa Manuela Giordani,vendedora, o memorial foi montado pelo pessoal da assistência social da prefeitura, com ajuda de alguns moradores da cidade, como ela mesma, que foi junto com a patroa ajudar a montar o memorial no fim da tarde de ontem.

A homenagem acabou mostrando uma realidade difícil para muitas pessoas da cidade, que não gostaram das cruzes e pediram para a prefeitura retirar o memorial do local. "É difícil ver o memorial, aquele tanto de cruzes, mostrando o tanto de gente que já morreu aqui. Foi um choque de realidade pra muita gente, que pediram pra tirar o memorial e assim taparem os olhos pra triste realidade", disse Haifa.

Memorial tinha 128 cruzes, total de óbitos pela covid-19 em Naviraí (Foto: Haifa Manuela)
Memorial tinha 128 cruzes, total de óbitos pela covid-19 em Naviraí (Foto: Haifa Manuela)

De acordo com o último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), Naviraí já teve 5.643 casos de covid-19, e 128 pessoas perderam a vida para a doença. No último mapa do sistema Prosseguir, a cidade aparece com bandeira vermelha, com alto grau de risco da doença causada pelo novo coronavírus.

Para a vendedora Haifa, o que falta é conscientização das pessoas. "Até respeitam o toque de recolher no comércio, mas a gente ainda vê muito carro na rua, pessoal passeando à toa, falta conscientização da população. Parece que tem gente que ainda tá com a mente muito fechada, que não acredita na doença", finalizou.

Com o novo decreto estadual, publicado na última quarta-feira, e com validade a partir das próxima segunda-feira (5), Naviraí terá toque de recolher das 21h às 5h, como tentativa de combater a pandemia da covid-19.

Repercussão - Nas redes sociais muita gente também não gostou da maneira como os mortos da covid-19 foram homenageados. "Que ideia mais egoísta sou contra chega de tanto sofrimento não precisa lembrar", foi um dos comentários postados. Outros sugerem que as vítimas sejam lembradas com flores, que, segundo Haifa, é uma boa ideia e deve ser estudada pelos organizadores.

Nos siga no Google Notícias