ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Decreto de lockdown em Coronel Sapucaia tem protesto de vereador e comerciante

O município é único de Mato Grosso do Sul na bandeira cinza do Prosseguir, que sinaliza risco extremo para o coronavírus

Aline dos Santos | 15/02/2021 10:30
Mobilização em frente à Câmara Municipal de Coronel Sapucaia na manhã desta segunda-feira. (Foto: Direto das Ruas)
Mobilização em frente à Câmara Municipal de Coronel Sapucaia na manhã desta segunda-feira. (Foto: Direto das Ruas)

Válido até domingo (dia 21), o decreto de lockdown motiva protesto em Coronel Sapucaia, a 400 km de Campo Grande e na fronteira com o Paraguai. O documento foi publicado no sábado (dia 13) pela prefeitura. Ontem, a Câmara Municipal divulgou nota cobrando flexibilização e nesta segunda-feira (dia 15) será realizada audiência pública.

O município é único de Mato Grosso do Sul na bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que sinaliza risco extremo e o funcionamento somente de atividades essenciais.

O decreto determinou que supermercados, liberados para abrir as portas durante o lockdown, recebessem gestantes e pessoas com mais de 60 anos em horário exclusivo: das 13h às 14h. No entanto, as pessoas estão descumprindo. Conforme funcionária de mercado, foram divulgados avisos, mas as grávidas e idosos não cumprem a exigência.

A reportagem recebeu fotos de movimentação em frente à Câmara Municipal, incluindo policiais militares sem máscaras. Coronel Sapucaia tem 480 casos confirmados de covid-19. A incidência é de 3.127 casos por 100 mil habitantes, de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). O município tem sete mortes provocadas pelo coronavírus.

Reação – De acordo com nota da Câmara, o decreto 009/2021 prejudica o comércio e a economia local.

“O município já iniciou a imunização das pessoas mais vulneráveis o que afasta a necessidade de um novo lockdown, pois com os mais vulneráveis vacinados gradativamente os leitos de hospitais ficarão mais vazios e não haverá mais superlotações”, informa a nota.

Os vereadores pedem flexibilização e abertura à noite, em esquema de rodízio, de uma unidade de Saúde.

Nos siga no Google Notícias