ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Defesa diz que delegado acusado de furto de droga sofre “delação absurda”

Éder Oliveira Moraes está preso desde 24 de junho e teve pedido de liberdade negado pelo TJ/MS

Aline dos Santos | 06/09/2019 10:00
Delegado Eder é suspeito de planejar furto de 101 quilos de cocaína. (Foto: Reprodução)
Delegado Eder é suspeito de planejar furto de 101 quilos de cocaína. (Foto: Reprodução)

A defesa do delegado Éder Oliveira Moraes, preso desde 24 de junho e denunciado por planejar furto de 101 quilos de cocaína, afirma que ele é vítima de uma delação absurda, contrária à lógica e ao bom senso.

“Sobre a personalidade dos delatores nem é preciso falar: são réus confessos e, um deles, com antecedentes exatamente pelo mesmo motivo, e, ao se verem perdidos ante o impacto das provas, — muito especialmente a perícia no veículo, que mostrava resíduos de cocaína em toda parte — resolveram criar uma delação para tentar alcançar benefícios”, informa o advogado Irajá Pereira Messias, que atua na defesa de Éder, que era titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.

O posicionamento da defesa consta em documento anexado ao processo sobre tráfico de drogas em trâmite na Vara Criminal de Aquidauana. O crime teria sido executado em parceria com a advogada Mary Stella Martins de Oliveira e seu esposo Ronaldo Alves de Oliveira, condenado por tráfico de drogas. Eles foram presos em 15 de junho.

De acordo com representação da Corregedoria da Polícia Civil, com o pedido de prisão do delegado, o casal Mary Stella e Ronaldo manifestou a intenção de narrar a participação no crime, solicitando benefícios da delação premiada. O documento não cita se o acordo foi efetivado.

Denúncia do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) detalha que o delegado, que tem 19 anos de carreira, definiu as datas, o trajeto e deixou janela basculante aberta na delegacia de Aquidauana para o furto da droga.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu a cocaína em 30 de maio. A carga foi deixada numa sala da delegacia, que funcionava como depósito e só poderia ser aberta com a presença de dois escrivães. A advogada conta que o delegado fez contato no dia 3 de junho, abrindo as tratativas para o furto, concretizado nas madrugadas de 6 e 10 de junho.

Ao Campo Grande News, o advogado Irajá Messias disse nesta sexta-feira (dia 6) que o pedido de habeas corpus para o delegado foi negado pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e que o recurso vai para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Eder Moraes está preso na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.

O delegado também responde a processos por estupro de adolescentes, peculato, improbidade administrativa e porte ilegal de arma de fogo.

Sigilo - Já a defesa de Mary Stella e Ronaldo pediu que o processo fosse colocado em segredo de Justiça. No documento, o advogado Antonio Cicalise Netto afirma que os fatos ainda são apurados e que a mídia tem acessado os autos, com publicação do conteúdo e trechos do processo. A solicitação data do dia 4 e ainda não teve resposta.

No último dia 28 de agosto, o juiz Ronaldo Gonçalves Onofre liberou o uso de um veículo Corolla, apreendido por ter sido trocado por três tabletes da cocaína, para a Polícia Civil de Aquidauana.

Nos siga no Google Notícias