ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Depois de liberada, dupla presa com 3,6 toneladas de droga volta à prisão

Justiça Estadual acatou pedido do Ministério Público de que combate à covid-19 não pode garantir liberdade de forma indiscriminada

Lucia Morel | 07/04/2020 17:27
Toneladas de maconha estavam camufladas sob carga de tijolos. (Foto: DOF)
Toneladas de maconha estavam camufladas sob carga de tijolos. (Foto: DOF)


Presos por tráfico de drogas em janeiro, Paulo César Gomes da Silva, 29 anos e Alexandre Estevão Almada, de 38, que haviam sido beneficiados com a saída provisória diante do risco de contaminação por covid-19, voltaram para atrás das grades.

O desembargador José Ale Ahmad Netto, do Tribunal de Justiça, acatou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) para suspender a liberdade de ambos. A decisão pela liberdade temporária, com prisão domiciliar e uso de tornozeleira eletrônica, havia sido proferida pela comarca de Angélica, onde foram presos.

Equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) interceptou com a dupla, carga de 3,6 toneladas de maconha camufladas em meio a tijolos em 13 de janeiro deste ano na MS-145.

Paulo seguia na rodovia como batedor da carga, que vinha logo atrás. O caminhoneiro, Alexandre, tentou fugir, mas foi capturado. Ele disse que pegou a droga em Naviraí e levaria para Três Lagoas. O veículo havia sido roubado em Floresta do Araguaia (PA).

Para o Ministério Público, a concessão de liberdade com base em argumento extraprocessual, ou seja, o risco genérico de contágio do preso, “não pode servir como fundamento para a colocação indiscriminada de presos em liberdade”.

No entendimento do MPE, acatado pelo desembargador, a dupla é perigosa, “praticou crimes de maior envergadura”.

Para o Promotor de Justiça Daniel do Nascimento Britto, que está respondendo por Angélica, “conceder prisão domiciliar nessas hipóteses, em nosso sentir, somente amplificará o clima de insegurança e medo já disseminado no seio social por conta da pandemia e seus efeitos deletérios, fazendo com que a população passe a temer – além do vírus e da doença – a proliferação de ações criminosas”.

Nos siga no Google Notícias