A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

06/02/2012 23:00

Despejo de índios em Rio Brilhante é suspenso até TRF analisar caso

Elverson Cardozo

A Justiça Federal suspendeu o julgamento do recurso para derrubar a ordem despejo dos índios Guarani-Kaiowa, que ocupam a fazenda Santo Antônio da Nova Esperança, em Rio Brilhante, distante 163 quilômetros de Campo Grande. A decisão saiu na tarde desta segunda-feira (6). Até sair a decisão, a ordem, que dava prazo até o dia 15, fica suspensa.

A juíza relatora do processo reconheceu que a área é ocupada tradicionalmente pelos Guarani e, portanto, o direito de permanecer nela deve ser garantido.

Apesar do voto favorável, outros dois juízes solicitaram vistas do processo. Até que outra sessão seja realizada, as famílias permanecem no local. A data do novo julgamento ainda não foi definida.

Foi solicitada uma análise antropológica do local para apontar se a área pertence aos indígenas.

Este é o terceiro pedido de despejo dos Guarani que já ficaram acampados às margens da BR-163. Na ocasião o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) obteve reintegração de posse. Com o despejo, o grupo foi para a área de preservação ambiental da propriedade.

Acampamento – No acampamento onde estão os indígenas tem 170 pessoas, sendo 30 idosos e muitas crianças. Os índios se recusam a sair da terra. A área reivindicada pertence aos herdeiros do deputado estadual e ex-prefeito de Dourados, José Cerveira.

Justiça decide hoje sobre suspensão de despejo de índios em Rio Brilhante
O acampamento tem 170 pessoas, sendo 30 idosos e muitas crianças A Justiça Federal decide nesta segunda-feira sobre o pedido de suspensão do terceir...
Policiais se disfarçam de vendedores e prendem assaltante de relojoaria
A PM (Polícia Militar) prendeu nesta sexta-feira (24) em Dourados - que fica a 233 km da Capital - um rapaz suspeito de participar de dois assaltos a...
Prefeitura abre sindicância para apurar convênio com universitários
Foi aberta uma sindicância pela prefeitura de Rio Brilhante - cidade localizada a 163 km de Campo Grande - para inspecionar o convênio feito entre o ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions