ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Destroços de ponte que caiu podem danificar leito do rio e outras pontes

Renata Volpe Haddad | 07/01/2016 15:19
Ponte desmoronou no último dia 2, sem motivo aparente. (Foto: Rodrigo Arruda)
Ponte desmoronou no último dia 2, sem motivo aparente. (Foto: Rodrigo Arruda)

Os entulhos da ponte que desmoronou em Guia Lopes da Laguna, distante 227 km de Campo Grande, no dia 02 de janeiro, continuam dentro do rio Santo Antônio e só devem ser retirados pela empresa que ainda será contratada para reconstruir a ponte. Não há data definida para isso acontecer.

Os restos de concreto e outros destroços continuam no rio Santo Antônio, causando dano ambiental para a fauna e flora da região. Os quilos e quilos de dejetos depositados no leito do rio podem mudar a cadeia de produção dos peixes, afetar as matas ciliares e aumentar o impacto das cheias, segundo ambientalista.

Outra preocupação é com os blocos de concreto que podem rolar e atingir outras três pontes, sendo que uma delas é de madeira e atualmente usada como alternativa para veículos e caminhões chegarem até a cidade ou o assentamento. Com a cheia do rio os blocos podem causar danos na estrutura de outras pontes.

O Governo de Mato Grosso do Sul fará contratação emergencial para reconstrução da ponte que caiu, mas ainda não há nem data e nem empresa definida para isso. Segundo o prefeito de Guia Lopes, Jacomo Dagostin (PMDB), quem deve retirar os entulhos, é a empresa contratada. "Acredito que seja a empresa que vai retirar os entulhos da ponte que desmoronou, mas não sei de qual forma vão fazer isso", afirmou.

Para o ambientalista Haroldo Borralho, o material estranho da ponte que são os entulhos, causa danos sérios para fauna e flora e pode mudar até a situação do próprio rio. "Com esse material estranho dentro do leito do rio, a cadeia de produção dos peixes pode mudar e se os entulhos continuarem lá, o rio pode transbordar e causar enchentes", avalia.

Borralho explica que se houver chuva forte na região, a água vai levar os destroços, afetando até outras pontes que existirem no caminho. "E isso também é muito perigoso para barqueiros e profissionais da pesca que podem se acidentar devido aos concretos que estão no rio. Os danos são muitos com esse concreto dentro do rio", alega.

Ainda conforme o ambientalista, é responsabilidade do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vistoriar o rio. "Como poder público, o governo tem que exigir a retirada desse material de dentro do leito do rio, pois o que está ruim, pode piorar", informa.

Em contrapartida, o Gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul e biólogo Vander Melquíades, afirma que o concreto que caiu no rio, não deve afetar em nada a fauna e nem os peixes. "Quando o concreto cai na água não causa dano algum porque ele afunda e não tem elemento no concreto que causa contaminação, só se criar uma barreira física, algo que não aconteceu e acredito que o impacto é quase zero", explica.

Com relação à responsabilidade de retirar os entulhos do rio, o gerente informa que a responsabilidade é da empresa que construiu a ponte. "O Imasul pode sim fazer uma vistoria conjunta no local, porém, o Ministério Público que já foi acionado, vai fazer perícia com o engenheiro responsável pela obra para saber o que aconteceu e provavelmente a empresa vai retirar os entulhos do rio", comenta.

Fotos mostram o antes e depois da ponte de concreto que desmoronou.
Fotos mostram o antes e depois da ponte de concreto que desmoronou.
Fotos mostram o antes e depois da ponte de concreto que desmoronou.
Fotos mostram o antes e depois da ponte de concreto que desmoronou.
Nos siga no Google Notícias