ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Dezenas vão para hospital com diarréia e suspeita é de água contaminada

Pessoas passaram mal depois de festa em Bonito, na qual teriam bebido água de córrego

Paulo Nonato de Souza | 24/11/2017 18:05
Festa foi no Clube do Laço do Nabileque, entidade tradicional em Bonito (Foto: Reprodução Facebook)
Festa foi no Clube do Laço do Nabileque, entidade tradicional em Bonito (Foto: Reprodução Facebook)

A festa de encerramento da temporada 2017 do Clube do Laço do Nabileque, de Bonito, acabou com uma crise de diarreia que levou mais de 80 pessoas para o hospital da cidade, e a suspeita é de que as vítimas tenham consumido água contaminada do córrego Bonito, afluente do Rio Formoso, que corta a cidade. O evento foi no último fim de semana, mas só hoje a notícia veio à tona por meio de grupos de whatsapp e de denúncias enviadas para a redação do Campo Grande News.

Pelo aplicativo de mensagens circulou a informação nesta sexta-feira de que ao acabar a água na área do acampamento de barracas o clube contratou um caminhão pipa que teria abastecido a caixa central com água do córrego Bonito. Apesar da gravidade da situação, até mesmo pessoas que tiverem familiares entre as vítimas não quiseram se manifestar e outras pediram para se manter no anonimato.

“Estamos todos indignados, mas a gente sabe o quanto isso pode prejudicar o clube e também a cidade. Vai ser muito ruim”, declarou a mãe de uma adolescente que estava na festa do Clube do Laço do Nabileque e teve que ser hospitalizada.

Logo depois de pedir para não ser identificada, ela disse que a crise enfrentada pela filha não chegou a ser muito intensa e já está bem melhor de saúde. “No geral o problema foi muito sério, e cada um sentiu de um jeito porque isso tem a ver com o nível da imunidade. Minha filha não ficou tão mal, mas sei de gente que ainda está nos hospital”, comentou. “Não só a minha filha, eu tive quatro pessoas da família com o problema, mas a gente tem uma relação de sentimentos com o CLN”, ressaltou ela.

Análise da água - O Campo Grande News conseguiu ouvir o secretario municipal de Saúde, Nivaldo Inácio Carneiro. Ele disse que só ontem (23) tomou conhecimento do surto de diarreia e logo em seguida acionou a vigilância sanitária para os procedimentos de apuração sobre o que realmente aconteceu.

“Acabei de falar com a chefe da Vigilância Sanitária (Mariana Bernardes) e ela me informou que na próxima segunda-feira será feita a coleta de água em vários pontos da cidade, não só no córrego Bonito, para análise no Laboratório Central de Campo Grande. Os exames vão nos dar as respostas”, afirmou o secretário. “Posso dizer que a situação está sob controle, não se trata de um surto na cidade inteira”, garantiu ele.

De acordo com o secretário, oficialmente apenas quatro pessoas deram entrada no hospital de Bonito com sintomas de diarreia e vômitos no período da festa do Clube do Laço do Nabileque.

“Na próxima segunda-feira vamos fazer um levantamento de todos os prontuários de pessoas que deram entrada no hospital ou postos de saúde do município no final da semana passada. "Isso vai nos dar os números exatos", frisou.

Nos siga no Google Notícias