ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dois guerrilheiros são mortos por militares paraguaios perto da fronteira

Confronto ocorreu na região de Horqueta, a 170 quilômetros de Ponta Porã

Helio de Freitas, de Dourados | 02/08/2021 11:18
Alejandro Ramos Ramirez (à direita) foi um dos abatidos ontem no Paraguai (Foto: ABC Color)
Alejandro Ramos Ramirez (à direita) foi um dos abatidos ontem no Paraguai (Foto: ABC Color)

Dois guerrilheiros paraguaios foram mortos ontem (1º) em confronto com militares do Comando de Operações de Defesa Interna na região de Horqueta, a 170 quilômetros de Ponta Porã. Os mortos foram identificados como Alcides Mereles Carballo, 29, e Alejandro Antonio Ramos Ramirez, 22.

Eles fazem parte do grupo terrorista “Exército de Mariscal López”. Alejandro Ramirez é filho do fundador do grupo, Alejandro Ramos Morel, o “Tenente Joel”, expulso em 2015 do EPP (Exército do Povo Paraguaio), principal grupo guerrilheiro em atividade na região norte do Paraguai.

Segundo a imprensa paraguaia, o confronto ocorreu a 16 km de Horqueta, cidade que faz parte do Departamento (equivalente a Estado) de Concepción. Os guerrilheiros estavam perto da fazenda Tahyi quando se depararam com os militares.

Alcides Mereles Carballo, morto por militares (Foto: Reprodução)
Alcides Mereles Carballo, morto por militares (Foto: Reprodução)

Antonio Ramos usava roupas camufladas e carregava um fuzil AK-47. Alcides estava com uma escopeta calibre 12 e levava uma mochila onde estavam o uniforme e as botas.

Na semana passada, três militares da FTC (Força-Tarefa Conjunta) foram mortos por uma bomba enterrada na estrada entre Santa Rosa del Aguaray (departamento de San Pedro) a Capitán Bado (Amambay), a 90 km de Coronel Sapucaia (MS).

Até agora nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do atentado. A região tem forte presença do EPP e também da ACA (Agrupación Campesina Armada), outro grupo criado por dissidentes do Exército do povo Paraguaio. Além de atacar forças policiais e militares, os grupos terroristas praticam sequestros e incendeiam propriedades rurais, principalmente voltadas ao plantio de soja.

Nos siga no Google Notícias