ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Dourados é o 1º município de MS a ter cartão da Defesa Civil

Marta Ferreira | 06/07/2012 15:57
Dourados é primeiro município a ter cartão da Defesa Civil em MS. (Foto: Divulgação)
Dourados é primeiro município a ter cartão da Defesa Civil em MS. (Foto: Divulgação)

Dourados é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a se adequar à Lei Federal 12.608, de abril de 2012, que, entre outras determinações instituiu o cartão magnético da Defesa Civil.

O documento permite o acesso, com maior rapidez, a recursos destinados ao atendimento de famílias vítimas de catástrofes. O cartão foi entregue pela gerência do Banco do Brasil à Coordenadoria da Defesa Civil. O prefeito é o gestor da conta.

João Vicente Chencareck, coordenador do órgão na cidade, informou que foi encaminhado um pedido de acesso ao cartão, deferido pelo governo federal, concluindo que a cidade tem um serviço ativo e estruturado, resultado dos investimentos feitos na atual administração.

A verba para situações de emergências é liberada pelo Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, após o decreto de situação de emergência e um levantamento dos estragos.

O recurso, em razão da burocracia, chega a ser disponibilizado em até 180 dias depois da tragédia, como aconteceu em 2010 quando foi registrada uma intensa chuva de granizo no município, com muito estrago. O cartão diminui o tempo para o repasse.

Um convênio entre a prefeitura, Ministério da Integração e o Banco do Brasil garante o funcionamento do sistema.

Nos siga no Google Notícias