ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Dourados lidera no Centro-Oeste em funcionamento da máquina pública

No ano passado, cidade subiu 16 posições e atualmente ocupa a 17ª posição no ranking nacional

Por Helio de Freitas, de Dourados | 14/03/2024 11:25
Servidores durante expediente nesta quinta-feira na Prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação)
Servidores durante expediente nesta quinta-feira na Prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação)

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados (a 251 km de Campo Grande) foi a mais bem colocada da região Centro-Oeste no quesito “funcionamento da máquina pública” no Ranking de Competitividade dos Municípios relativo a 2023.

Com população de 243,3 mil habitantes, segundo o censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município ficou na 17ª posição nesse quesito, que inclui custo da função administrativa, custo da função legislativa, qualidade da informação contábil e fiscal, qualificação do servidor, tempo para abertura de empresas e transparência municipal.

Levando em conta esses critérios, Dourados ficou na frente de Campo Grande, que ocupa a 25ª posição, e até da maior e mais importante cidade do país – São Paulo (SP), a 21ª colocada.

Esse quesito do ranking é liderado por Vitória (ES). Os outros cinco mais bem colocados são Londrina (PR), Juiz de Fora (MG), Navegantes (SC), Curitiba (PR). Entre os 40 primeiros, só aparecem outros dois municípios do Centro-Oeste – Sinop em 27º e Lucas do Rio Verde, em 33º.

No ranking geral, que leva em conta vários outros fatores, como saúde, educação, saneamento, inserção econômica e telecomunicações, por exemplo, Dourados ainda ocupa posição pouco confortável: 163º. Entretanto, o município subiu 10 posições em relação ao levantamento de 2022. O ranking ainda apontou como principais desafios do município o meio ambiente, a qualidade da educação e a segurança.

Ferramenta de apoio a líderes públicos brasileiros com foco na melhoria da gestão das cidades, o Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a consultoria empresarial Seall.

O levantamento apresenta os resultados detalhados dos 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes, baseados em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

O prefeito de Dourados Alan Guedes fala em laçamento de campanha (Foto: Divulgação)
O prefeito de Dourados Alan Guedes fala em laçamento de campanha (Foto: Divulgação)

“Dourados fica em primeiro lugar no Estado e Centro-Oeste com melhor funcionamento da máquina pública. O município subiu 16 posições em comparação ao resultado anterior, fato que mostra o engajamento da gestão em qualificar seus processos e metodologia de trabalho visando prestação de serviço mais efetiva à sociedade douradense”, afirmou o secretário de Administração de Dourados, Vander Soares Matoso.

Segundo o prefeito Alan Guedes (PP), desde o início da gestão o objetivo principal foi atender às necessidades da população de forma eficiente. “Isso tudo foi possível em razão do grande esforço para modernização da máquina pública e o envolvimento direto dos servidores municipais no projeto voltado à qualidade dos serviços prestados pela prefeitura”, afirmou.

Para o prefeito, ganhar 16 posições no quesito “funcionamento da máquina pública” é resultado da estratégia em profissionalizar e modernizar a gestão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias