Em dia de recorde nos casos de covid, prefeita amplia horário do comércio
De hoje até o dia 24, lojas de Dourados poderão funcionar até 21h; eventos estão suspensos

Decreto publicado nesta quarta-feira (16) amplia em três horas o funcionamento do comércio na semana que antecede ao Natal em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. De amanhã até o dia 24, as lojas do Centro poderão funcionar das 8h às 21h. Atualmente, o atendimento tem de ser encerrado às 18h.
A medida adotada pela prefeita Délia Razuk (sem partido) coincide com o recorde de casos diários do novo coronavírus. Hoje, a prefeitura informou que nas últimas 24 horas foram confirmados 271 novos casos.
Até hoje, o recorde tinha sido de 186 casos positivos, em 26 de junho. Naquele dia, a prefeitura adotou medida totalmente oposta à decisão de hoje e reduziu por duas semanas a abertura do comércio.
Novas regras – Conforme o decreto que entra em vigor amanhã, o comércio poderá funcionar de segunda à sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 18h.
O shopping center pode abrir de segunda a sábado – lojas das 10h às 21h e praça de alimentação das 11h às 21h. Aos domingos, as lojas funcionam das 14h às 20h e a praça de alimentação das 11h às 20h.
Mercados e atacados podem abrir de segunda a sábado das 7h30h às 22h. Os restaurantes funcionam de segunda a sábado das 11h às 21h e bares de segunda a sábado das 10h às 21h. Conveniências poderão abrir de segunda a sábado das 8h às 22h.
Fica mantida a proibição de consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas aglomeração de pessoas na porta ou no entorno de lanchonetes, conveniências, bares, distribuidoras de bebidas e similares a qualquer hora do dia e da noite.
Outra novidade no decreto que entra em vigor amanhã é a proibição da venda de bebidas alcoólicas após 22h, de forma presencial ou delivery.
A prefeitura também suspendeu o funcionamento de eventos e comemorações, prática de esportes coletivos tanto ao ar livre quanto em ambiente fechado e artes marciais em academias. Bibliotecas, museus, teatros, cinema, arenas e parques públicos permanecem fechados.
Serão permitidos casamentos e celebrações religiosas com no máximo 30% da capacidade normal de cada local e não ultrapassando a 80 pessoas dentro do recinto. Para isso, os organizadores devem apresentar protocolo de biossegurança à Secretaria Municipal de Saúde. Por último, o decreto veda aglomeração de pessoas em qualquer recinto.
Casos – Com os exames de hoje, Dourados chegou a 11.724 casos já confirmados, dos quais 10.135 pessoas são consideradas recuperadas e 1.432 estão em isolamento domiciliar. O número de pessoas com o vírus ativo, que já ficou abaixo de 400, hoje está em 1.495.
A ocupação de leitos continua alta. São 63 infectados pela covid-19 hospitalizados – 35 em leitos de UTI e 28 em leitos de enfermaria. Na terapia intensiva, dez são douradenses e 25 moram em cidades da região. Na enfermaria existem 12 douradenses e 16 moradores de cidades vizinhas.
Do início da pandemia até agora, 220 morreram nos hospitais de Dourados em decorrência da covid – 135 eram moradores da cidade e 85 de cidades próximas.