ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em duas semanas, caravana faz 55 mil procedimentos e zera fila de exames

Atendimentos de especialidades aconteceram até sábado e prefeitura comemora regularização da fila a partir de agora

Helio de Freitas, de Dourados | 02/05/2016 09:24
Pacientes que passaram por cirurgia de catarata na Caravana da Saúde em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Pacientes que passaram por cirurgia de catarata na Caravana da Saúde em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Relatório parcial com números gerais da 10ª edição da Caravana da Saúde mostra que foram feitos 55 mil procedimentos de 14 a 30 de abril em Dourados, cidade a 133 km de Campo Grande. O atendimento geral nas áreas de especialidades como ortopedia, psiquiatria, neurologia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia e cardiologia terminou sábado (30), no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”.

Com apoio da prefeitura, o programa do governo do Estado disponibilizou vários procedimentos para moradores da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e da região. As cirurgias marcadas na caravana continuam a ser feitas nos hospitais de Dourados e de Fátima do Sul.

“É um resultado muito positivo. Foram beneficiados aqueles que esperam há muito tempo na fila do SUS. Após a caravana será possível avançar na rotina do serviço regular”, afirmou o prefeito Murilo Zauith (PSB).

Mais números – O balanço aponta ainda que pelo menos 26 mil pessoas passaram pelos atendimentos gerais. Foram 20 mil que fizeram credenciamento por meio do Sisreg (Sistema Nacional de Regulação).

Conforme a Divisão de Tecnologia da Coordenação da Caravana, até sábado foram 3.785 cirurgias oftalmológicas, número próximo à meta de quatro mil procedimentos. As consultas nesta área, preferencialmente para pessoas com mais de 55 anos, foram a prioridade do evento, para reduzir a fila de cirurgias de catarata, considerada a maior causa de cegueira tratável o Brasil.

A diretora da Secretaria de Saúde se Dourados, Sílvia Bosso, explicou que ainda serão feitas 1.600 cirurgias, sendo 1.300 pessoas de imediato no Hospital da Vida, hospital da Cassems e no Hospital Regional da Grande Dourados. O restante será no Hospital da Sias, em Fátima do Sul. São procedimentos nas áreas ginecológica e ortopédica, além de cirurgias vasculares, que devem levar de 60 a 90 dias para serem finalizados.

Nos siga no Google Notícias