ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Em protesto por reajuste, professores fazem apitaço em frente a prefeitura

Educadores receberam apoio de profissionais de enfermagem

Helio de Freitas, de Dourados | 27/06/2017 09:21
Educadores protestam na sede da prefeitura para cobrar reajuste (Foto: Adilson Domingos)
Educadores protestam na sede da prefeitura para cobrar reajuste (Foto: Adilson Domingos)

Professores e servidores administrativos da educação protestam nesta manhã no CAM (Centro Administrativo Municipal) de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Carregando faixas e cartazes, eles promovem um apitaço no local, onde funcionam o gabinete da prefeita Délia Razuk (PR) e algumas secretarias.

Os educadores fazem um dia de paralisação nesta terça-feira (27). Escolas do ensino fundamental e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) não têm aula hoje.

Um comunicado foi divulgado em emissoras de rádio pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), pedindo para os pais não levarem os filhos para a escola hoje. São pelo menos 27 mil alunos sem aula.

O protesto na sede da prefeitura recebeu o apoio de profissionais de enfermagem, que também reivindicam reajuste salarial e ameaçam iniciar greve por tempo indeterminado, como mostra vídeo abaixo.

Neste ano, os servidores públicos de Dourados ainda não tiveram reajuste. Administrativos da educação estão com os salários defasados desde 2014.

Os professores reivindicam reajuste de 7,64% do piso nacional, que deveria ter sido corrigido em abril. O índice foi aplicado em nível nacional e deveria ser seguido no município, como determina a lei municipal do piso do magistério.

Em reunião com os representantes dos servidores na semana passada, a prefeita não apresentou nenhuma proposta e disse que o município não tem dinheiro para reajustar os salários. Em nota da assessoria, a prefeita disse que a prioridade é pagar os salários dos servidores em dia.

Durante o ato de hoje, os servidores protestam contra o grande número de comissionados – funcionários contratados para cargos de confiança. São pelo menos 640 nomeados pela atual prefeita, segundo uma faixa levada para o local.

Nos siga no Google Notícias