ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Escolas de Corumbá têm semana de atividades de combate à obesidade

Marta Ferreira | 04/03/2012 09:53

Nove escolas da rede municipal de ensino em Corumbá recebem, nesta semana, atividades de combate à obesidade, como parte do Programa de Saúde na Escola (PSE), programa do Governo Federal adotado pelo Município em 2010.

Uma vez por mês os alunos da Reme participam e aulas ou palestras com temas relacionados à saúde.

A programação da Semana de Combate a Obesidade começa amanhã na Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque. Alunos e professores discutirão sobre crescimento e desenvolvimento corporal.

A Semana de Combate a Obesidade é organizada pelas secretarias de Saúde e

Educação. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Beira Rio, Breno de Medeiros, Ênio Cunha, Popular Velha, São Bartolomeu, Dom Bosco, Pedro Paulo e de Albuquerque participam das ações.

O Programa Saúde na Escola, lançado em setembro de 2008, é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

São quatro blocos de iniciativas. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.

O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por meio de pesquisas.

Nos siga no Google Notícias