ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Escolas municipais suspendem aulas e água só chega à noite a bairros afetados

Após conserto de adutora, desafio é estabilizar solo no local do rompimento e só depois religar sistema

Por Helio de Freitas, de Dourados | 13/05/2025 12:35
Escolas municipais suspendem aulas e água só chega à noite a bairros afetados
Local onde adutora se rompeu, perto de indústria de etanol de milho (Foto: Divulgação)

O desabastecimento de água tratada que atinge quase metade da população de Dourados (cidade a 251 km de Campo Grande) desde a manhã desta segunda-feira (12) provocou suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Dourados (MS) O rompimento de uma adutora em Dourados, Mato Grosso do Sul, interrompeu o fornecimento de água para 45% da cidade, afetando cerca de 109 mil moradores. O incidente, ocorrido próximo a uma indústria de etanol, levou à suspensão das aulas em 45 escolas e 39 centros de educação infantil da rede municipal nesta terça-feira (13). A Sanesul, responsável pelo abastecimento, concluiu o conserto da adutora, mas trabalha na estabilização do solo para evitar novos rompimentos. A previsão é de que o bombeamento de água para a estação de tratamento seja retomado no final da tarde de hoje (13). A água tratada deve chegar às residências apenas à noite, sem horário definido. Entre os bairros afetados estão Jardim Maracanã, Vila Índio, BNH I, II e III Plano, Portal de Dourados, Jardim Universitário, Centro, Parque Alvorada, Santa Fé, Jardim Flórida, Vila Cuiabá, Jardim Brasília, Vila Guarani, Residencial Ponte Branca, Parque das Nações I e II, entre outros.

Em comunicado, a Secretaria Municipal de Educação informou que na tarde desta terça-feira (13) não haverá aula nas 45 escolas e 39 centros de educação infantil municipal. A reme tem 34 mil alunos matriculados. As unidades municipais atendem quatro fases da educação – infantil, pré-escola I e II, fundamental I (de 1ª à 4ª) e fundamental II (do 5º ao 9º anos).

Pelo menos 45% dos bairros da cidade, que tem 243,3 mil habitantes, estão sem receber água tratada desde a manhã de ontem. O desabastecimento ocorre por causa do rompimento da adutora que bombeia água do Rio Dourados até a estação de tratamento, de onde o líquido é tratado e depois fornecido ao reservatório na cidade.

O rompimento ocorreu perto da indústria de etanol de milho da Inpasa, na margem da BR-163. Ao Campo Grande News, o diretor comercial e de operações da Sanesul, Madson Valente, informou que a adutora já foi consertada, mas o serviço para religar o sistema depende de outras ações que estão sendo feitas.

“Concluímos o conserto e estamos fazendo a estabilização do solo, removendo barro, colocando pedra, fazendo o escoramento e grampeando a tubulação, para evitar que o cano trabalhe [se movimente por causa da pressão da água]. Se ele trabalhar, pode romper novamente”, explicou Madson.

Segundo ele, a previsão é, no final da tarde, começar o bombeamento de água do Rio Dourados para a Estação de Tratamento, que fica a quase 10 km do ponto onde houve o rompimento. Após o processo de tratamento, a água deve chegar às torneiras das residências apenas à noite, sem horário definido.

Os bairros afetados incluem Jardim Maracanã, Vila Sumat, Vila Índio, Jardim Murakami, Vila Lili, BNH I, II e III Plano, Portal de Dourados, Jardim Mônaco, Eco Ville, Porto Madero, Porto Unique, Hectares, Jardim Universitário, área central, Parque Alvorada, Santa Fé, Monte Carlo, Jardim Chrysthais e Altos do Indaiá.

Também estão sem água há 24 horas os moradores dos bairros Jardim Flórida, Vila Cuiabá, Vila Ubiratã, Jardim Brasília, Vila Guarani, Jardim João Paulo II, Residencial Ponte Branca, São Cristóvão, Jardim Márcia, Parque das Nações I e II, Jockey Clube, Canaã I e II, Jardim do Bosque, Santa Felicidade, Jardim Marília, Monte Sião, Carisma, Jardim Pantanal, Jardim Santa Maria, Monte Líbano e Piratininga.

Os outros 55% dos moradores do perímetro urbano de Dourados são abastecidos com água captada do Aquífero Guarani pelos poços da Sanesul.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias