ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Esquema milionário envolvendo hotéis abastece País com “muamba” do Paraguai

Investigação federal começou após denúncia de policiais militares, impedidos de combater o esquema

Helio de Freitas, de Dourados | 23/09/2021 18:10
Agentes da PF e da Receita em quarto de hotel, entreposto do crime organizado. (Foto: Divulgação)
Agentes da PF e da Receita em quarto de hotel, entreposto do crime organizado. (Foto: Divulgação)

Esquema que movimenta milhões e milhões de reais por mês e inunda o comércio informal das grandes cidades brasileiras com produtos contrabandeados, faz parada obrigatória no pequeno povoado de Vila Vargas, no município de Dourados.

É ali que funciona o entreposto da muamba trazida pela fronteira seca de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, que depois, é distribuída para vários outros estados da Federação.

O entreposto do contrabando funciona há anos em dois hotéis de Vila Vargas, o Guerreiro Hotel e o Hotel Vargas, localizados na margem da BR-163, na saída de Dourados para Campo Grande e acesso à BR-267, que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo.

Hoje (23), os estabelecimentos foram alvos de mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz federal Fabio Fischer e cumpridos no âmbito da Operação Fronteira Legal, deflagrada pela Polícia Federal e pela Receita Federal do Brasil.

Os produtos ilegais (a maioria de eletrônicos e produtos de informática) encontrados nesta quinta-feira nos quartos dos hotéis, foram avaliados em R$ 1 milhão pelo auditor-fiscal da Receita Federal Raphael Eugênio de Souza, um dos comandantes da operação.

Levando em conta o tamanho do esquema, o volume é considerado de certa forma até modesto. Entretanto, tanto a PF quanto a Receita estão confiantes de que provas levantadas hoje vão ajudar a derrubar a rede criminosa.

“A novidade interessante é que pela primeira vez teve mandado de busca e apreensão. As investigações poderão ser aprofundadas a partir do recolhimento de materiais pessoais, tanto das pessoas que gerenciam os hotéis quanto das pessoas que estavam ali praticando crimes de contrabando e descaminho”, afirmou Raphael Eugênio.

Ele, o procurador da República Eduardo Gonçalves, os delegados da Polícia Federal Marcelo Mascarenhas e Alexander Taketomi Ferreira e outros representantes da Receita concederam entrevista coletiva na delegacia da PF para apresentar o balanço da operação.

Representantes do MPF, PF e da Receita durante entrevista para falar da operação. (Foto: Helio de Freitas)
Representantes do MPF, PF e da Receita durante entrevista para falar da operação. (Foto: Helio de Freitas)

Denúncia de PMs – O procurador Eduardo Gonçalves informou que o esquema envolvendo os hotéis de Vila Vargas começou a ser investigado após as apreensões de mercadorias no entorno do distrito e também depois de denúncias feitas por policiais militares.

O Campo Grande News apurou que PMs lotados no destacamento de Vila Vargas chegaram a sofrer perseguição e ameaças por tentarem coibir os entrepostos de muamba. “Quem insiste em apreender o contrabando deles, é perseguido até ser removido para outra cidade”, disse a fonte anônima.

Questionado pela reportagem durante a coletiva de hoje sobre suspeitas de que o esquema de Vila Vargas teria apoio de políticos de Dourados e até de policiais, o delegado Marcelo Mascarenhas evitou abordar a questão.

“Preferimos não entrar nesse mérito agora, nem fazer juízo de pré-julgamento, mas a investigação mais aprofundada vai definir no final com todas as provas e submeter ao Ministério Público, a quem caberá denunciar em caso de facilitação”, afirmou o delegado.

Presos – A Receita Federal e a PF confirmaram que quatro pessoas foram presas em flagrante durante as buscas – os donos dos dois hotéis e dois hóspedes.

Os nomes não foram divulgados, mas o Campo Grande News apurou que os empresários são Magner Alecsandre Pereira Valente, dono do Hotel Vargas, e Gladson Oliveira Guerreiro, dono do Hotel Guerreiro. Os hóspedes presos foram Leandro Henrique Bombarda e Flavio Cesar Simioli.

Os quatro já estão soltos. Gladson pagou fiança de dois salários mínimos. Para os dois hóspedes, a Justiça Federal determinou fiança de R$ 5 mil cada e deu prazo de cinco dias para o pagamento. Se a fiança não for paga, os dois terão a prisão preventiva decretada. O valor da fiança paga por Magner não foi informado.

Nos siga no Google Notícias