ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Força Nacional vai permanecer mais 90 dias em aldeias de Dourados

Aline dos Santos | 27/02/2012 08:40

Portaria com a prorrogação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União

Em novembro, ataque a acampamento em Aral Moreira reforçou pedido para manter Força Nacional no Estado. (Foto: João Garrigó)
Em novembro, ataque a acampamento em Aral Moreira reforçou pedido para manter Força Nacional no Estado. (Foto: João Garrigó)

A Força Nacional vai permanecer mais 90 dias em Mato Grosso do Sul para “garantir a manutenção da ordem pública em terras indígenas”. O prazo terminou na semana passada. Porém, a portaria com a prorrogação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

De acordo com o documento, assinado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o efetivo da Força Nacional vai atuar em parceria com a PF (Polícia Federal) para diminuir os índices de violência nas aldeias indígenas na região de Dourados.

A Força Nacional presta apoio às ações da PF desde junho de 2011, quando foi desencadeada a Operação Tekohá (Nossa Terra) para fiscalização nas aldeias de Dourados. Os trabalhos eram realizados, principalmente, nas aldeias Jaguapiru e Bororó.

Em novembro do ano passado, o pedido para permanência da Força Nacional foi reforçado após um atentando contra o acampamento indígena Guayviri, em Aral Moreira. A portaria não especifica se os policiais continuarão a fazer rondas no município.

Índios afirmaram que o cacique Nisio Gomes, de 59 anos, foi executado a tiros e teve o corpo levado por fazendeiros da região. Contudo, a Polícia Federal aponta que não há indícios da execução de Nisio e afirma, ainda, que os índios mentiram sobre o que aconteceu.

Principal testemunha, o filho de Nisio foi indiciado por denunciação caluniosa. Ele foi colocado sob proteção policial desde o dia que começaram as investigações. Quatro fazendeiros, um advogado, dois administradores de empresa de segurança e mais três seguranças, totalizando dez pessoas, foram indiciados por envolvimento no ataque. Nenhum nome foi divulgado.

Nos siga no Google Notícias