ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Governo do Estado libera R$ 1 milhão e UPA começa a funcionar amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 17/12/2014 09:57
Ao lado do prefeito Murilo Zauith, André Puccinelli deixa o prédio da UPA, no dia 17 de novembro (Foto: Eliel Oliveira)
Ao lado do prefeito Murilo Zauith, André Puccinelli deixa o prédio da UPA, no dia 17 de novembro (Foto: Eliel Oliveira)

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados, a 233 km de Campo Grande, começa a funcionar amanhã. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde da cidade, Sebastiao Nogueira. O prédio foi concluído há pelo menos dois anos, mas a prefeitura não tinha dinheiro para iniciar o atendimento à população.

Ao Campo Grande News, o secretário informou que a ativação na unidade de atendimento 24 horas será possível após a liberação de R$ 1 milhão por parte do governo do Estado. O convênio, com validade por 12 meses, será assinado sexta-feira, na própria UPA, pelo governador André Puccinelli e o prefeito Murilo Zauith (PSB). O ato marca também a inauguração da unidade, que começou a ser construída no fim de 2010.

O valor a ser repassado por André é referente aos meses de novembro e dezembro. Com a assinatura do convênio, o próximo governo terá de repassar, até dezembro de 2015, meio milhão de reais mensais ao município de Dourados para ajudar no custeio da UPA.

Em visita recente a Dourados, o governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou a medida adotada pelo atual mandatário do Estado, de firmar um compromisso que ele terá de cumprir. “A UPA está há um ano e meio fechada. Ele não pode fazer um compromisso para o nosso mandato. Quis fazer essa benesse de 500 mil por mês, mas nós é que vamos cumprir”, afirmou, no dia 28 de novembro.

“Vamos abrir na quinta-feira com atendimento espontâneo, com precaução, até estabilizar o serviço”, informou Sebastião Nogueira. A intenção da prefeitura, quando a unidade estiver em pleno funcionamento, é transferir para o local todos os serviços disponibilizados atualmente no PAM (Pronto Atendimento Médico), que deve ser transformado num centro de diagnósticos.

Trânsito – Para garantir mais segurança nas ruas de acesso à UPA, cujo movimento de veículos vai aumentar com o funcionamento da unidade, a Agência Municipal de Trânsito instalou semáforos de dois tempos nos cruzamentos da Avenida Coronel Ponciano com as ruas José Luiz da Silva e Frei Antônio, que ficam nas laterais da unidade. Essas duas vias foram transformadas em mão única.

Naquela região da cidade funcionam também a sede do DOF (Departamento e Operações de Fronteira), a agência do Detran, secretarias municipais de Saúde, Agricultura Familiar e de Educação e o Instituto de Identificação do Estado. Em frente à UPA, na Coronel Ponciano, a prefeitura já instalou dois novos pontos de ônibus.

Nos siga no Google Notícias