ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Governo entrega licença para Fibria construir terminal intermodal

Renata Volpe Haddad | 09/02/2017 13:52
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e diretor do Imasul, Jaime Verruck, entregaram nesta manhã (9), licença de instalação de terminal intermodal da Fibria, em Aparecida do Taboado. (Foto: Semade/ Divulgação)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e diretor do Imasul, Jaime Verruck, entregaram nesta manhã (9), licença de instalação de terminal intermodal da Fibria, em Aparecida do Taboado. (Foto: Semade/ Divulgação)

A Pedra Fundamental do Terminal Intermodal em Aparecida do Taboado, distante 481 km de Campo Grande, foi lançada nesta quinta-feira (9) pela Fibria, empresa de celulose, com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O terminal terá capacidade para escoar 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano.

A Licença de Instalação emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente) também foi entregue. Com ela, está permitido o início das obras do terminal intermodal da Fibria. O documento foi entregue ao diretor de engenharia do Projeto Horizonte 2 da Fibria, Júlio César Rodrigues da Cunha.

Conforme o diretor presidente do Imasul, Jaime Verruck, o modelo logístico do terminal é altamente competitivo. "O modelo logístico que está sendo apresentado hoje para a celulose de Mato Grosso do Sul é altamente competitivo e vai permitir próximas expansões, inclusive da própria Fibria. Acho que, resolvida a questão logística, ainda teremos uma perspectiva de expansão para a celulose no Estado", afirma.

Lançamento da pedra fundamental na construção de terminal intermodal em Aparecida do Taboado, reuniu diversas autoridades. (Foto: Divulgação)
Lançamento da pedra fundamental na construção de terminal intermodal em Aparecida do Taboado, reuniu diversas autoridades. (Foto: Divulgação)

Terminal - Em dezembro do ano passado, a Fibria anunciava a construção do terminal intermodal em Aparecida do Taboado para atender o escoamento da produção de celulose da sua nova linha em Três Lagoas para o Terminal de Macuco, no Porto de Santos, de onde será exportada para clientes na Ásia, Europa e Estados Unidos.

A mobilização da empresa vencedora da licitação para executar a construção já começou e o término das obras está previsto para julho de 2017. O terminal intermodal que vai integrar transportes rodoviário, ferroviário e portos, de Aparecida do Taboado, localizado na BR 158, terá capacidade para escoar 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano.

A nova área da Fibria seguirá o padrão estrutural de terminais integradores de outras regiões do Brasil, que funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento por bitola larga, que é uma estrutura de trilhos que confere mais velocidade para os vagões.

Segundo o diretor de engenharia da Fibria, Júlio Cunha, o investimento no terminal é mais um passo para a competitividade. “Este é mais um passo para reforçar o diferencial competitivo da Fibria em logística integrada às áreas de floresta e indústria, visto que o modal ferroviário representa maior atratividade econômica. Além disso, a estrutura do novo terminal foi pensada para reforçar a agilidade no escoamento", alegou, na época.

Além disso, alinhado à estratégia de desenvolvimento social da Fibria, a construção do terminal irá gerar 200 postos de trabalho durante o período de obras. Ao entrar em operação, o Terminal em Aparecida fortalecerá o corredor logístico do Centro-Oeste.

Nos siga no Google Notícias