Governo espera entregar obra de recuperação do dique até novembro
Os trabalhos começaram em junho para recuperar estrutura que desabou no ano passado
Com os trabalhos desde junho, o governo estadual espera concluir a recuperação da estrutura do dique em Porto Murtinho até novembro. A obra de R$ 1,6 milhão busca fazer a contenção da barragem que desabou em outubro do ano passado.
Para corrigir a estrutura, primeiro o governo fez a elaboração do projeto técnico, que definiu que intervenções emergenciais precisavam ser feitas no local. Depois foi contratada a empresa para conduzir a obra, que começou os trabalhos no mês passado.
A obra está na fase de escavação para sustentação da estrutura, sendo conduzida pela empresa Bandeirantes, que segundo o governo, contratou dez funcionários para cumprir o cronograma até novembro.
A segunda etapa será os serviços de manutenção do dique, após sua devida recuperação. “A intervenção do Governo do Estado nos tranquiliza quanto a segurança do dique para conter as enchentes”, disse o prefeito de Porto Murtinho, Derlei Dellevati (PSDB).
O rompimento da estrutura no ano passado, que chegou a uma extensão de 60 metros, ocorreu por conta da força da água, em função de infiltrações e erosão no local. Após avaliação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil se decidiu fazer um projeto de engenharia, para depois realizar a obra de recuperação.
A construção do dique em Porto Murtinho foi feita em 1985, conduzida pelo Ministério dos Transportes, em uma área de 9,7 quilômetros do perímetro da cidade, nas margens do Rio Paraguai. Devido a localização e característica do município, ela ficou alagada devido enchentes nos anos de 1979 e 1982.