ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Governo Federal reconhece situação de emergência em Coronel Sapucaia

Ricardo Campos Jr. | 21/04/2017 10:18
Base de ponte destruída em Coronel Sapucaia (Foto: divulgação / prefeitura)
Base de ponte destruída em Coronel Sapucaia (Foto: divulgação / prefeitura)

Coronel Sapucaia, a 400 quilômetros de Campo Grande, teve a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil por meio de portaria publicada nessa quinta-feira (20) no Diário Oficial da União. Desde o início de 2017, conforme a prefeitura, a cidade tem sido atingida por fortes chuvas que provocaram estragos.

O Executivo afirma que o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e dos Recursos Hídricos do Estado) contabilizou acúmulo de 334 mm de chuva entre fevereiro e março.

O reconhecimento é o primeiro passo para que a cidade receba apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência à população e recuperação dos danos. Os valores são definidos pelo Ministério da Integração Nacional após análise técnica de um relatório com o diagnóstico dos danos e do PDR (Plano Detalhado de Resposta), que deverá ser encaminhado pelo município.

Estragos – Os temporais danificaram cinco pontes em Coronel Sapucaia. As travessias sobre o Rio Iguatemí – Mangaí; sobre o Rio Iguatemí – Ivaé; sobre o Rio Três Barras; e sobre o Rio Barra de Iguatemi estão interditadas apenas para veículos pesados e estão sendo monitoradas periodicamente.

Já a ponte sobre o córrego Boi Jaghá foi completamente destruída. Também foi interditada a estrada vicinal Cero Peron pela abertura de uma erosão que atravessa a pista.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil visitou o município no dia 5 de março. Os dirigentes do órgão participaram de uma reunião com o Executivo local onde foram apresentadas as ações adotadas pela prefeitura.

Nos siga no Google Notícias