ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Governo mantém redução da alíquota do café em 7% para indústrias de MS

Renata Volpe Haddad | 20/04/2017 10:44
Governador Reinaldo Azambuja se reuniu com empresários do setor na tarde de ontem (19). (Foto: Chico Ribeiro)
Governador Reinaldo Azambuja se reuniu com empresários do setor na tarde de ontem (19). (Foto: Chico Ribeiro)

O Governo de Mato Grosso do Sul prorrogou por mais um ano, o incentivo fiscal que mantém a alíquota diferenciada do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o café torrado e moído em 7%.

A alíquota subiria para 17% no dia 30 de abril, porém o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decidiu manter o incentivo, beneficiando 18 indústrias de Mato Grosso do Sul.

Segundo o empresário e vice-presidente da Associação das Indústrias de Café de MS, Nílton Luciano dos Santos, a manutenção da alíquota de 7%, está diretamente ligada à sobrevivência do setor, com indústrias em Campo Grande, Naviraí, Corumbá, Aquidauana, Sete Quedas, Paranaíba, Cassilândia e Ivinhema, e manutenção de pelo menos 800 empregos.

“Sem o incentivo, algumas indústrias certamente fechariam as portas por conta da concorrência já acirrada com o café de outros Estados, que também têm os seus benefícios, e isso acabaria por inviabilizar a nossa atividade”, informa.

O governador reafirmou o compromisso de apoio ao empresariado, ouvindo e dialogando com cada segmento sobre demandas que buscam fortalecer o setor produtivo para gerar não apenas receita, mas também empregos. Azambuja disse ainda, que mesmo na crise, o governo tem atendido a cadeia produtiva com incentivos e investimentos em infraestrutura.

“Tomamos medidas impopulares para dar equilíbrio financeiro ao Estado, que reduziu de tamanho com reformas essenciais, e conquistamos credibilidade para continuamos avançando a economia com linhas de financiamento e incentivos”, alega.

A medida foi anunciada em reunião com empresários do setor e o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, realizada ontem (19), na Governadoria.

Para Verruck, o governador entende a importância do pleito dos empresários para sustentação dos empregos e competitividade. “Sem esse incentivo, certamente o segmento perderia competitividade para produtos de outros estados”, pontuou.

Mas não são apenas os empresários que se beneficiam com a manutenção da alíquota, os consumidores também, pois os preços do café nas gôndulas dos supermercados deverão ser mantidos.

Nos siga no Google Notícias