ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Governo paraguaio toma posse de mais três imóveis do “Clã Garcia Morinigo”

Dois terrenos e casa avaliados em 350 mil dólares foram confiscados em Ciudad del Este

Helio de Freitas, de Dourados | 12/08/2021 11:16
Agentes federais em frente à casa confiscada hoje em Ciudad del Este. (Foto: Divulgação)
Agentes federais em frente à casa confiscada hoje em Ciudad del Este. (Foto: Divulgação)

O governo do Paraguai tomou posse nesta quinta-feira (12), de mais três imóveis confiscados do chamado “Clã Garcia Morinigo”, organização criminosa comandada pelo sul-mato-grossense Emidio Morinigo Ximenes, 65, e pelos filhos dele, Kleber Garcia Morinigo, 43, e Jeferson Garcia Morinigo, 35.

Eles foram presos em setembro do ano passado, na primeira fase da Operação Status, desencadeada em conjunto pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai e pela Polícia Federal brasileira. Atualmente, estão no Presídio Federal de Mossoró (RN).

Nesta semana, a Senad, o Ministério Público do Paraguai e a Senabico (a agência responsável pelo patrimônio confiscado pelo governo paraguaio) deflagraram a segunda fase da operação, para tomar posse dos bens confiscados.

Na terça-feira (10), dez imóveis localizados no Estado de Amambay passaram para o controle da Senabico, entre os quais a mansão onde Emidio Morinigo foi preso, em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (a 323 km de Campo Grande).

Na manhã de hoje, a agência paraguaia tomou posse de uma casa de alto padrão e de dois terrenos em Ciudad del Este, ligada a Foz do Iguaçu (PR), pela Ponte da Amizade. Os imóveis estão avaliados em 350 mil dólares.

Veja o vídeo:

Segundo a Senad, casas, terrenos, fazendas, lojas e casas de câmbio pertencentes aos membros da organização criminosa comandada pela família Morinigo foram comprados com dinheiro do tráfico internacional de drogas.

Natural de Ponta Porã, Emidio Morinigo Ximenes e os dois filhos foram presos em Pedro Juan Caballero, em setembro do ano passado. Em seguida, foram expulsos do Paraguai e entregues à Polícia Federal brasileira.

No mesmo dia, foram presos os campo-grandenses Alexandre Lima Vilhanueva e Slane Chagas. De acordo com a investigação, Alexandre era o principal gerente financeiro do grupo criminoso. Slane Chagas era proprietários da JV Motors, loja de revendas de carros em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias