ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Governo reconhece situação emergencial provocada pela seca em cidade de MS

De acordo com a prefeitura de Deodápolis, a falta de chuva provocou significativa redução na receita local

Jhefferson Gamarra | 21/06/2021 15:45
Vista aérea do muncipio de Deodápolis (Foto: Divulgação/Assomasul)
Vista aérea do muncipio de Deodápolis (Foto: Divulgação/Assomasul)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta segunda-feira (21), situação de emergência em 17 cidades brasileiras que foram afetadas por desastres naturais. Dentre os municípios citados pelo órgão, está Deodápolis, localizado à 252 quilômetros de Campo Grande, que vem sofrendo com a estiagem. A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com reconhecimento do governo federal, que têm vigência até o dia 29 de novembro, o município poderá solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e amenizar a escassez de água.

No pedido de reconhecimento de situação emergencial, a prefeitura de Deodápolis justificou a seca provocada pela diminuição no nível das chuvas. Para a cidade eram previstos de 500 a 800 milímetros entre os meses de março e abril, porém apenas 271,5 milímetros foram registados.

Conforme a prefeitura, a estiagem na cidade resultou em prejuízos de 80% nas culturas da safra de milho, cana, mandioca, pecuária de corte e leiteira. Provocando uma redução significativa na receita local.

De acordo com o ministério, uma equipe técnica do órgão avaliará as metas e os valores que poderão ser liberados. Para ter acesso aos recursos, a prefeitura deverá apresentar um diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Nos siga no Google Notícias