ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Idosos já podem fazer o cartão para transporte coletivo

Vania Galceran | 09/12/2014 22:26
Idosos fazem fila para adquirir cartão. (Foto: site Dourados Agora)
Idosos fazem fila para adquirir cartão. (Foto: site Dourados Agora)

Os idosos que vivem em Dourados já podem procurar a Central de Vale Transporte, no Terminal Rodoviário, para fazer o Cartão de Vale Transporte do Idoso. A medida está valendo desde a publicação no Diário Oficial do Município, no dia 1º deste mês, conforme decreto nº 1452, assinado pelo prefeito Murilo Zauith.

O cartão eletrônico é fornecido pela operadora do transporte público. Para obter o cartão o idoso precisa fazer o cadastro no guichê da Medianeira, empresa que presta serviço no transporte público em Dourados. Os documentos necessários para fazer o cartão são: identidade original, CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado.

A partir da data de publicação do decreto, o idoso terá 90 dias para fazer o cadastramento e obter o cartão, que é entregue na hora. A revalidação é anual. O recadastramento deverá ser feito antes do vencimento, que coincidirá com a data de aniversário do beneficiado. “A medida visa facilitar e agilizar a vida dos idosos de Dourados e, acima de tudo, promover a cidadania”, afirmou o prefeito.

Controle

A fiscalização do uso devido do cartão será feita através de dispositivo biométrico instalado junto ao bloqueio eletrônico (catraca) no ônibus. O sistema biométrico é um equipamento que fotografa a pessoa no momento em que ela faz a inserção do cartão no dispositivo para entrar no ônibus.

Essas fotos são conferidas automaticamente na central com a foto da pessoa beneficiada e usuária do cartão. É um sistema utilizado com muito sucesso em grandes cidades brasileiras. Em Dourados o sistema biométrico já é utilizado no controle do passe do estudante há dois anos, sendo comprovada a sua eficiência.

Caso o sistema verifique o uso irregular, a operadora é obrigada pelo decreto a comunicar a Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) para as devidas providências. A utilização indevida do cartão eletrônico do idoso, como, por exemplo, emprestar ou negociá-lo com outra pessoa, e também declarações falsas no cadastramento, acarretará sansões civis e criminais cabíveis. O cartão será bloqueado e o beneficiado poderá até perdê-lo definitivamente, de acordo com a infração praticada.

Serviço - A Central de Vale Transporte funciona das 7h às 11 e das 13h às 17h, de segunda a terça-feira.

Nos siga no Google Notícias