ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Incêndio de mais de 8 horas ameaça Cristo Redentor do Pantanal

Incêndio que começou por volta das 11h30 está próximo do ponto turístico de Coxim

Adriano Fernandes e Sidney Assis | 05/09/2021 18:02


Um incêndio de grande proporções, devasta uma extensa área de mata fechada próximo ao Cristo Redentor do Pantanal, em Coxim, cidade que fica a 260 quilômetros de Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros atua no combate às chamas desde às 10h deste domingo (05). Pelo menos seis militares estão no local. O ponto turístico fica a cerca de 3,4 quilômetros do perímetro urbano do município e o acesso ao local é feito por estrada vicinal.

Vídeo a que a reportagem teve acesso, mostra as chamas altas se alastrando em meio às árvores, e já ameaçam atingir a estátua do Cristo Redentor. Para além da falta de chuvas as folhas secas da vegetação, típicas do cerrado, acabam se tornando combustível natural do incêndio.

Pantanal em chamas - A área consumida pelo fogo no Pantanal já ultrapassa 458,5 mil hectares, em Mato Grosso do Sul, segundo o ICV (Instituto Centro de Vida), uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua na região.

Da área queimada no Pantanal, 84% estão em MS, enquanto 88,7 mil hectares, o que representa 16%, são em Mato Grosso. No total, já são 547,2 mil hectares afetados, em oito meses. Os dados divulgados pelo instituto são de levantamento desde o início deste ano até terça-feira (31).

A Operação Hefesto, que faz referência ao personagem deus do fogo da mitologia romana, continua o monitoramento das regiões da Nhecolândia, Carandazal, Paiaguás, Paraguai Mirim, Abobral e Nabileque, conforme o Comandante da Operação Hefesto, Tenente Coronel Leandro Moura Marzolla.

Nesses locais, há focos controlados, mas que necessitam de acompanhamento pois há risco de novas queimadas.

Nos siga no Google Notícias