Incêndio no Parque do Taquari tem 8 focos e prefeitura vai decretar emergência
Além da região sul, que era monitorada por brigadistas, o fogo agora consome uma nova área
Há 15 dias, o incêndio que consome o Parque Estadual Nascentes do Taquari, em Alcinópolis, se espalhou e agora atinge a região norte da unidade de conservação. Segundo o prefeito Weliton Guimarães (PSDB), há oito focos ativos neste domingo (5), e a prefeitura deve decretar situação de emergência nesta segunda-feira (6).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o prefeito, a situação se agravou nas últimas horas, com o avanço das chamas sobre novas áreas do parque. “Hoje o parque está com sete, oito pontos de fogo. O incêndio alastrou de vez. Estamos há 15 dias nessa luta e as equipes estão exaustas”, relatou Weliton.
- Leia Também
- Incêndio volta a se espalhar e ameaça novamente Parque das Nascentes
- Prefeito pede ajuda do Exército para combater fogo no Taquari
O combate conta com duas equipes do Corpo de Bombeiros, somando 13 militares, além de 10 brigadistas da Defesa Civil de Alcinópolis e 10 de Costa Rica. Funcionários de fazendas vizinhas também ajudam no enfrentamento ao fogo.
Segundo o prefeito, a prefeitura pediu apoio do governo federal e do Exército Brasileiro para reforçar as ações na região norte. “Precisamos de aviões e helicópteros. Já solicitamos apoio aos governos federal e estadual. Falei com o chefe do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico, e com o governador, que devem enviar a equipe que atuava em Porto Murtinho para cá”, disse.
O município prepara um decreto próprio de emergência, além de seguir o já publicado pelo Governo do Estado. “Amanhã já vamos decretar, porque a situação está complicada”, afirmou o prefeito.
O Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari é uma das principais áreas de preservação do norte de Mato Grosso do Sul e abriga nascentes que formam o rio Taquari, um dos mais importantes do Pantanal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.