ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Índios ampliam invasões após STF suspender despejo, dizem sitiantes

Barracos estão sendo montados nos fundos das cinco propriedades invadidas há um ano; advogado de proprietários prepara recurso

Helio de Freitas, de Dourados | 21/03/2017 16:14
Barracos instalados por índios em sítios na zona norte de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Barracos instalados por índios em sítios na zona norte de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Moradores denunciam que índios queimam lavouras e vegetação (Foto: Helio de Freitas)
Moradores denunciam que índios queimam lavouras e vegetação (Foto: Helio de Freitas)

Índios que há um ano ocupam cinco sítios nos arredores da reserva de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, estão ampliando as invasões, construindo mais barracos, alguns até cobertos com telhas e com paredes de madeira. A afirmação foi feita por donos das propriedades, invadidos no dia 5 de março do ano passado.

Nesta terça-feira (21), o Campo Grande News percorreu um trecho do anel viário, que passa ao lado das propriedades ocupadas. É possível perceber vários barracos sendo construídos perto da estrada, mas os sitiantes afirmam que o maior número está sendo levantado nos fundos das propriedades, onde ninguém pode entrar.

“Agora está do jeito que a Funai queria. É fogo o dia todo nas nossas terras. Não tenho mais esperança de voltar para lá”, afirmou à reportagem uma das proprietárias dos sítios invadidos.

Ministra suspendeu – No dia 13 deste mês, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, suspendeu a reintegração de posse dos sítios, determinada pelo juiz federal de 1ª instância em Dourados e mantida pelo TRF (Tribunal Regional Federal).

No parecer, Cármen Lúcia destacou que a desocupação dos imóveis, vizinhos à terra indígena Yvu Vera, poderia oferecer "graves riscos de perda de vidas humanas nos dois lados do conflito".

A decisão foi tomada a pedido da Funai, que recorreu de cinco determinações de reintegração concedidas pela 2ª Vara Federal em Dourados, relativas à área remanescente I da fazenda Bom Futuro, sítio Bom Futuro, Granja Erotilde e sítio São Luiz.

Ao deferir a liminar na SL 1097, Cármem Lúcia observou que, se por um lado parece haver precipitação na ocupação de imóveis particulares sem aguardar a demarcação para fins de futura ampliação da reserva indígena, a demora na conclusão do processo administrativo, incentiva a autotutela de interesses, o que resulta no aprofundamento do conflito fundiário e no emprego crescente de violência.

O advogado dos sitiantes, João Waimer Moreira Filho, disse que está preparando dois recursos para apresentar ao STF e tentar reverter a decisão da presidente da Corte.

Nos siga no Google Notícias