ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Índios arregimentam famílias de outras aldeias para acampar em área invadida

Pelo menos 40 pessoas já estão acampadas em terreno particular em Dourados e mais famílias devem chegar; líder do grupo diz que terras pertenciam a seus antepassados

Helio de Freitas, de Dourados | 24/02/2016 10:12
Índios que ocupam terreno particular próximo à reserva de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Índios que ocupam terreno particular próximo à reserva de Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
O caiuá Katuri é de uma aldeia de Caarapó (Foto: Eliel Oliveira)
O caiuá Katuri é de uma aldeia de Caarapó (Foto: Eliel Oliveira)

Índios de aldeias de outros municípios estão sendo arregimentados para acamparem no terreno particular ocupado sábado (20) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Pelo menos 40 pessoas já se instalaram na área, que fica entre o residencial Monte Carlo e o anel viário, nos limites da cidade com a reserva indígena, e mais famílias são esperadas para “fortalecer a luta”, segundo líderes do grupo.

O caiuá Katuri, que se apresenta como líder do grupo, disse que a área, atualmente loteada para construção de casas, pertencia a seus antepassados. Assim como outros que estão no acampamento, ele veio de uma aldeia de Caarapó, município a 50 km de Dourados.

“Não queremos arrumar confusão com ninguém, queremos apenas o que é nosso de direito, a propriedade da terra. Essa região, onde hoje tem os moradores [não índios], pertencia a nossos antepassados, 40, 50 anos atrás”, afirmou ele.

Katuri anunciou que outras famílias devem chegar nos próximos dias, de aldeias de outros municípios e também de Dourados. Líderes das aldeias Jaguapiru e Bororó, no entanto, afirmam que os índios que ocupam a área são desaldeados.

A Polícia Militar faz rondas no local, segundo o comando em Dourados, para garantir a ordem e evitar confronto entre índios e moradores. No sábado, dono da área chegou a ir ao local conversar com os índios e teria ocorrido um princípio de confronto. Ele entrou com pedido de reintegração de posse.

Nos siga no Google Notícias