ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  17    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Já são 77 militares doentes após treinamento, ainda sem explicação para "surto"

As últimas internações ocorreram na noite de ontem; e apesar de suspeita de influenza, uma suspeita é dengue

Por Ângela Kempfer | 30/04/2024 15:22
Vinicius Ibanez Riquelme morreu no dia 27 de abril. (Foto: Reprodução redes sociais)
Vinicius Ibanez Riquelme morreu no dia 27 de abril. (Foto: Reprodução redes sociais)

Já são 77 militares do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista que recorreram a atendimento médico após treinamento realizado na semana passada, sem um motivo claro para tamanha contaminação. Apesar de suspeita de gripe, o quadro de um dos pacientes indica dengue. Também houve caso de desidratação severa. O Exército não é categórico sobre a causa do surto que levou tantos homens ao hospital, porque exames ainda estão sendo feitos, mas afirma que todos têm sintomas de infecção viral.

A morte na sexta-feira de um soldado com sintomas de desidratação é investigada por suspeita de excessos durante treinamento. A causa ainda não foi esclarecida, mas o Exército já admite a investigação sobre possíveis abusos e inquérito Policial Militar vai apurar as circunstâncias do óbito.

Do grupo de 77 homens que passaram mal, a maioria não precisou ser internada e dos 24 hospitalizados, 13 já tiveram alta. Um dos dois militares que estavam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) também se recuperou e agora segue em tratamento no ambulatório. O Exército informa que às 20 horas de ontem (29) ocorreu a última internação, depois de dias de intensa movimentação no hospital de Bela Vista. “Portanto, já estamos há mais de 18 horas sem a ocorrência de novos casos”, contabiliza o comando.

Até agora, cinco casos tiveram diagnóstico de influenza, por meio de exames laboratoriais. Segundo o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, também há possibilidade de um dos militares ter dengue.

Como a maior suspeita de surto ainda é gripe, Exército e Secretaria de Saúde do Município de Bela Vista organizaram campanha especial de vacinação contra o vírus Influenza para todo o efetivo do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A imunização será nos dias 2 e 3 de maio, para os militares ainda sem sintomas gripais.

“Os militares que apresentaram sintomas gripais e que forem voluntários à vacinação serão imunizados em data oportuna, conforme preconiza o protocolo médico”, informa o Comando.

Morte – O Exército garante que ainda não sabe o motivo da morte de um dos militares envolvidos no treinamento. Vinícius Ibanez Riquelme faleceu no dia 27 de abril, depois de ser internado em estado grave, com desidratação e diarreia. Ele foi um dos primeiros a passar mal, na sexta-feira, com sintomas de desidratação. A família denunciou exaustão e abusos de superiores durante os exercícios.

“No que tange às denúncias de possíveis desvio de conduta, durante a realização do exercício de instrução individual básica do contingente incorporado no ano de 2024, foi instaurado um procedimento administrativo para averiguar se houve excessos por parte de algum militar envolvido no treinamento”, afirmou o comando.

Nos siga no Google Notícias