ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Juíza ordena prisão de casal que obrigou jovem a tomar soda cáustica

Mesmo após um ano do crime o brasileiro Anderson Rios e a paraguaia Rosa Lorena Del Valle, nunca foram presos

Adriano Fernandes | 11/10/2018 19:54
Rosa Lorena Del Valle e o esposo Anderson Rios. (Foto: Porã News)
Rosa Lorena Del Valle e o esposo Anderson Rios. (Foto: Porã News)

A justiça ordenou a prisão do brasileiro Anderson Rios e a paraguaia Rosa Lorena Del Valle, suspeitos de obrigarem uma adolescente de 15 anos, a tomar soda cáustica durante sessão de tortura em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com Ponta Porã, que fica a 323 quilômetros de Campo Grande.

A ordem de prisão é da juíza Sadi Lopez, mas ainda não há informações sobre o paradeiro dos agressores, conforme o Porã News. O crime aconteceu no dia 13 de janeiro de 2017 no Departamento de Amambay e, desde então cumpriam medidas alternativas à prisão.

Tortura 

À época, a adolescente chegou ao hospital com sinais de queimadura no aparelho digestivo e ficou internada por vários meses em tratamento intensivo até poder receber alta para continuar seu tratamento em nível ambulatorial.

Em princípio, a vítima culpava seus tutores por forçá-la a beber o produto químico, mas depois mudou a versão. No entanto, investigações apontam que a jovem que vivia em condição de criada teria sido ameaçada enquanto estava internada no Hospital do Trauma.

Os patrões (Rosa e Anderson) foram acusados de ferimento grave, tentativa de homicídio e tortura. A sessão de tortura teria sido motivada após a mulher descobrir um suposto envolvimento da garota com o brasileiro.

Em outubro de 2017, o juiz paraguaio Édgar Ramirez foi acusado de favorecer o casal Rosa Lorena Delvalle e Anderson Rios Villalba e documentos de arquivo reforçaram a evidência do desempenho irregular do magistrado.

No dia 13 de março de 2017, usando o artigo 83 do Código de Processo Penal, os advogados Antonio Sánchez e David Ayala, que representavam o casal, prometeram apresentar os clientes em troca da revogação do mandado de prisão. Ficou designado que o casal teria de se apresentar, mas o acordo não foi cumprido.

A suspeita levantada pelo Departamento de Auditoria do Poder Judiciário é de que, além do não comparecimento do casal, um simples pedido dos advogados foi suficiente para o juiz Ramirez decidir anular o mandado contra o casal, no dia 17 de março. Este mês, o caso foi apresentado também à Corte IDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos) pelo Ministério Público do Paraguai.

Nos siga no Google Notícias