ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça bloqueia área da Igreja por suspeita de negócio irregular

Nadyenka Castro | 09/02/2012 19:17

Terra da Diocese de Três Lagoas foi doada a famílias carentes em 1984. Até o ano passado, poucas regularizaram os lotes. Em 2011 houve denúncia de negociação irregular e agora não podem mais ser feitas matrículas da área

Por suspeita de negócio irregular, a Justiça bloqueou área da Igreja Católica, no loteamento Guadalupe do Alto Paraná, no distrito de Véstia, em Selvíria, a 404 quilômetros de Campo Grande.

A área que está impedida de ser regularizada pelos moradores foi doada à igreja católica em 1937. Em 1984, o bispo da Diocese de Três Lagoas doou às famílias carentes da região, só que até 2010 poucas procuraram a igreja e o cartório para regularização.

Segundo o advogado da Diocese, Roberto Rabelati, no ano passado houve muita procura pelas matrículas. Uma justificativa para o interesse repentino é a possível valorização da terra.

O MPE (Ministério Público Estadual) recebeu denúncia anônima de que nos documentos estava sendo utilizada assinatura falsificada do bispo

e passou a apurar o caso. A Polícia Civil foi acionada e abriu inquérito para investigar possível crime.

A suspeita é de que a assinatura falsificada esteja sendo utilizada para regularização de lotes em cartório e posterior comercialização. De acordo com o advogado, seriam pelo menos 80 ‘terrenos’.

Para apurar a denúncia, a juíza Rosângela Alves de Lima Fávero, da comarca de Três Lagoas, proibiu a abertura de novas matrículas de lotes e impediu que as já abertas sejam movimentadas.

A decisão é de 1º de fevereiro. A proibição é válida por três meses, a contar da data de intimação da Diocese e do cartório local.

O advogado da Diocese explica que a igreja não quer a área de volta. As famílias que lá moram, depois de regularizar os lotes, podem fazer o que for de interesse, inclusive vende-las.

Nos siga no Google Notícias