ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Justiça bloqueia bens de réus em ação que investiga máfia da licitação

Vereadora, servidores municipais e empresários são acusados de montar organização criminosa na Prefeitura de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 14/11/2018 17:14
Viatura do Bope em frente à empresa Energia, alvo de investigação do MP (Foto: Sidnei Bronka/94 FM)
Viatura do Bope em frente à empresa Energia, alvo de investigação do MP (Foto: Sidnei Bronka/94 FM)

A Justiça determinou o bloqueio dos bens de empresários, servidores públicos municipais e de uma vereadora, investigados na Operação Pregão, desencadeada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul para desmontar uma organização criminosa que agia na Prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

O objetivo é garantir ressarcimento de pelo menos R$ 25 milhões para reparar o rombo provocado pelo esquema que envolvia fraude em licitação, dispensa indevida de licitação, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa (previsto no artigo 321 do Código Penal e consiste em patrocinar interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de servidor).

A liminar, expedida pelo juiz José Domingues Filho, atinge os quatro presos no dia 31 de outubro – o ex-secretário de Fazenda João Fava Neto, a ex-secretária de Educação e atual vereadora Denize Portolan de Moura Martins (PR), o ex-diretor de licitação Anilton Garcia de Souza e o empresário Messias José da Silva, dono da Douraser Prestadora de Serviços.

Também tiveram os bens bloqueados os outros réus na ação, que permanecem em liberdade: Rodrigo Gomes da Silva, Ivan Félix de Lima, Zazi Brum, Pedro Brum Vasconcelos Oliveira, Rosenildo da Silva França, Heitor Pereira Ramos e Antônio Neres da Silva Júnior, os três últimos servidores da prefeitura.

A liminar atinge ainda as empresas MS SLOTS Consultoria Técnica LTDA., Douraser Prestadora de Serviços de Limpeza e Conservação, GTX Serviços de Engenharia e Construção e a Energia Engenharia Serviços e Manutenções.

O juiz também decretou a indisponibilidade de imóveis de Pedro Brum Vasconcelos Oliveira e sua mãe Zazi Brum, donos da Energia Engenharia de Serviços e Manutenção, e de Ivan Félix de Lima, dono da empresa GTX Serviços de Engenharia, de Campo Grande.

José Domingues Filho determinou ainda o bloqueio de um bote marca Evirnrud de alumínio, ano 1980, de propriedade de Messias José da Silva. Aos cartórios de Dourados e de Campo Grande, o juiz determinou uma busca detalhada para descobrir se os réus possuem outros imóveis, que também ficarão indisponíveis.

Na mesma decisão, o juiz determinou o afastamento de Denize Portollann, Rosenildo da Silva França, Heitor Pereira Ramos e Antonio Neres Júnior dos cargos públicos que ocupam. Além do cargo na Câmara, do qual pediu afastamento por 120 dias, Denize é coordenadora pedagógica concursada e diretora da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo.

José Domingues Filho também proibiu João Fava Neto de ocupar qualquer cargo público no município de Dourados. Ele e Anilton já tinham sido exonerados na semana passada. Rosenildo e Antonio Junior ocupavam cargos de confiança e foram exonerados. Heitor foi afastado.

Nos siga no Google Notícias