ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Justiça determina novo leilão da usina que pertencia à família Bumlai

Leilão foi marcado para o dia 22 de fevereiro; Usina São Fernando, em Dourados, é gerenciada por administrador judicial

Helio de Freitas, de Dourados | 21/12/2017 10:29
Usina São Fernando pertencia à família Bumlai, mas será vendida para pagar credores (Foto: Arquivo)
Usina São Fernando pertencia à família Bumlai, mas será vendida para pagar credores (Foto: Arquivo)

A Justiça determinou a realização de uma segunda tentativa de leilão da Usina São Fernando, localizada em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Com falência decretada em junho deste ano, a indústria faz parte da massa falida que era da família do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e um dos condenados na Operação Lava Jato.

O juiz substituto da 5ª Vara Cível de Dourados, Rubens Witzel Filho, marcou o leilão para o dia 22 de fevereiro de 2018. Os interessados terão de apresentar propostas em envelopes lacrados nos dias 15 e 16 de fevereiro. Desde junho, quando foi decretada a falência, a usina é gerenciada pela administradora judicial VCP (Vinícius Coutinho Consultoria e Perícia), que tem sede em Campo Grande.

A primeira tentativa de leilão ocorreu no dia 20 de setembro, quando foi fixado valor de R$ 716 milhões para a venda, mas nenhuma proposta foi apresentada. Agora não há valor mínimo estipulado, o que abre a possibilidade de a usina ser arrematada por preço menor que o estipulado em setembro.

O juiz douradense também marcou para o dia 1º de março do ano que vem a assembleia dos credores da usina, para decidir sobre a eventual proposta vencedora no leilão. Se não tiver quórum, a segunda convocação foi marcada para 12 de março.

BNDES recusou proposta – Em outubro deste ano, um grupo de investidores liderados pelo economista Winston Fritsch apresentou proposta de R$ 890 milhões para comprar a São Fernando, mas o BNDES foi contra a transação. O banco é o maior credor da usina.

Ao jornal Valor Econômico, o banco afirmou que a proposta contrariava a Lei de Falências, pois a alienação do ativo deve ser aprovada por dois terços dos credores concursais. Além disso, segundo o BNDES, o grupo “ofereceu um valor irrisório pelo ativo, num prazo de pagamento em 20 anos e sem qualquer tipo de correção”.

Para o banco, o leilão aberto é “a melhor forma de dar transparência à alienação do ativo e a maneira mais eficaz de se apurar o que de melhor o mercado pode oferecer”. O BNDES avalia que no primeiro leilão não houve proposta porque faltou tempo para os investidores analisarem o ativo da usina.

Nos siga no Google Notícias