ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Juti completa 28 anos de emancipação com show e entrega de prêmios

Renata Volpe Haddad | 14/12/2015 15:42
Juti comemora nesta segunda-feira, 28 anos de emancipação. (Foto: Assessoria)
Juti comemora nesta segunda-feira, 28 anos de emancipação. (Foto: Assessoria)

O município de Juti, distante 320 km de Campo Grande, comemora nesta segunda-feira (14) 28 anos de emancipação político-administrativo.

Com a realização de várias atividades esportivas e culturais, as comemorações do aniversário se iniciaram no início de dezembro, com entrega de certificados para alunos e inauguração da tradicional iluminação pública.

Nesta segunda-feira, às 16h acontece o passeio ciclístico e sorteio de prêmios. Está programado para 17h, a 5º corrida de pedestre com entrega de premiação aos vencedores e sorteio de prêmios ao público presente.

Na sequência, será realizada a entrega de veículos novos para as secretarias de Assistência Social e Saúde.

E para encerrar as comemorações, no dia 31 de dezembro, a prefeitura municipal realiza Show da Virada do ano, na Avenida Sérgio Maciel, a partir das 22h.

Decoração natalina em Juti foi inaugurada na última sexta-feira e população se reuniu na praça Santa Luzia. (Foto: Assessoria)
Decoração natalina em Juti foi inaugurada na última sexta-feira e população se reuniu na praça Santa Luzia. (Foto: Assessoria)

Município - Com quase seis mil habitantes, Juti, está localizado na região Sul de Mato Grosso do Sul. A antiga Vila Santa Luzia, foi fundanda entre 1912 e 1915, por influência do progresso da extração da erva-mate.

O primeiro morador foi Sérgio Maciel de Oliveira, que chegou nos campos de Santa Luzia em 13 de dezembro de 1898, onde construiu uma paragem provisória

O Distrito de Paz de Santa Luzia ou de Juti, como ficou denominado, foi criado para a Vila de Caarapó, pela lei Estadual nº 1.021, de 21 de setembro de 1929, no governo de Mário Correia, governador do Estado de Mato Grosso.

Com a queda do Território Federal de Ponta Porã, em 18 de setembro de 1946, e a decretação do contrato de arrendamento dos ervais pela Companhia Mate Laranjeira no mesmo ano, a Vila entrou em decadência e perdeu a maior parte de sua população.

O cartório foi parar em Santa Luzia e a Vila de Caarapó perdeu sua jurisdição de vila. A condição de distrito e passou a pertencer a Santa Luzia até seu desmembramento, em 1948, com a criação do Cartório ou Distrito de Paz de Caarapó pela Lei nº188 em 16 de novembro de 1948.

A vila de Santa Luzia (ou Distrito de Juti), era apenas um ponto de paragem de carreteiros das barrancas dos rios Paraná, Amambaí e Laranjaí que seguiam para Campanário, Ponta Porã, Aquidauana, Nioaque, Porto Murtinho ou Concepcion, no Paraguai.

Muitos viam na região um recanto, onde a pastagem era abundante e rica em espécies e variedades em teor alimentício.

Em 1977 o município passa a fazer parte de Mato Grosso do Sul e em 14 dezembro de 1987, pela lei 800, foi criado o município de Juti, pelo, então, governador Marcelo Miranda Soares, ficando o mesmo, pertencendo a comarca de Caarapó.

Nos siga no Google Notícias