A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

25/08/2016 09:57

Mantido por Temer, investimento de R$ 41 mi em aeroporto é assinado

Dos 270 aeroportos projetados por Dilma para receber recursos federais, Temer manteve apenas 53, entre eles o de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados
Aeroporto de Dourados será reconstruído (Foto: Divulgação)Aeroporto de Dourados será reconstruído (Foto: Divulgação)

Será assinado hoje (25) em Brasília o contrato para liberação de R$ 41 milhões para ampliação do aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Com movimento recorde de passageiros nos últimos anos, o aeroporto da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul foi um dos 53 do país mantidos para receber investimentos federais depois que o governo Temer reduziu em 80% o programa lançado por Dilma Rousseff, que previa a recuperação de 270 aeroportos.

O prefeito Murilo Zauith (PSB) viajou a Brasília hoje para assinar o contrato. Dourados é a única cidade de Mato Grosso do Sul que sobrou após o corte. Além disso, segundo a prefeitura, o município entregou toda a documentação da parte técnica, inclusive licença ambiental, e se tornou o primeiro do Brasil apto a iniciar as obras ainda neste ano.

A verba destinada para a reconstrução dos aeroportos é do Fnac (Fundo Nacional da Aviação Civil), administrado pelo Banco do Brasil e mantido com dinheiro da venda de grandes aeroportos na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff.

Conforme a prefeitura, o contrato será assinado na Secretaria de Aviação Civil com a presença de Eduardo Henn Bernardi, diretor do Departamento de Gestão do Profaa (Programa Federal de Auxilio de Aeroportos) e José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, novo presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Obras – O aeroporto de Dourados será reformado, incluindo recuperação e ampliação das infraestruturas de pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, pátio de aeronaves, seção contra incêndio, estacionamento de veículos e equipamentos de navegação aérea.

A pista passará para 2.125 metros de comprimento por 45 metros de largura. Serão construídos um novo acesso à pista e SCI (Serviço de Combate à Incêndio). O pátio de estacionamento de aeronaves passará de 9 mil metros quadrados para 16.880 m², com seis posições para embarque e desembarque simultâneos. O terminal de passageiros passará dos atuais 971 m² para 1.210 m².

Mulher diz que esfaqueou marido para se defender de agressões
A mulher de 33 anos, que foi presa nesta quinta-feira (16) depois de esfaquear o marido de 29 anos, alegou que estava sendo agredida e, por isso, se ...
Mulher é presa após esfaquear marido no tórax durante discussão
Uma mulher de 33 anos foi presa pela Policia Militar após esfaquear seu marido, de 39, esta tarde (16) em Nova Andradina, cidade a 300 quilômetros de...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions