ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Marco da história de Ribas do Rio Pardo, edifício Filadelfo Alves será restaurado

Vinícius Squinelo | 31/08/2011 21:09
Edifício histórico foi construído durante a década de 1922. (foto: Assessoria)
Edifício histórico foi construído durante a década de 1922. (foto: Assessoria)

Nesta sexta-feira, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira, assina ordem de serviço para obras de reforma, restauração e ampliação do Edifício Filadelfo Alves, que será adaptado para sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O local é um marco na história da cidade de Mato Grosso do Sul, distante 103 km de Campo Grande. Assim como a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil trouxe a modernidade e o progresso para o município, entre os anos de 1912 e 1914, a construção dos novos casarões na Rua José Coleto Garcia, representou um marco na época, principalmente para o comércio local que ganhou glamour com as edificações.

Construído em 1922 pela Família Filadelfo Alves para moradia, o prédio representa um ícone da história do município. As paredes feitas de tijolos de barro maciço com estrutura em concreto armado, revestidas com pó de pedra — material típico das construções oficiais das décadas de 20 e 30, e fachada principal com características neogóticas, revelam a influência da arquitetura revivalista originada em meados do século XVIII na Inglaterra.

Como o edifício foi construído com dois andares, a família dormia no andar de cima e na parte de baixo foi inaugurado um armazém (Silva e Gomes), que na época era responsável pelo abastecimento de toda a região de Xavantina, hoje a cidade de Santa Rita do Pardo e pequenos vilarejos e cidades que ficavam nos arredores.

O Filadelfo Alves comportou também nos anos seqüentes um Clube de Dança, e em seguida a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo. E mesmo sendo sede da prefeitura, os bailes ainda aconteceram por muito tempo no andar de cima segundo relatos de moradores pioneiros.

Além de sede do Poder Executivo, o histórico edifício foi por muitos anos Fórum e Câmara Municipal. As obras de reforma, restauração e ampliação do Edifício Filadelfo Alves estão dentro do Plano de Governo do prefeito Roberson Moureira, que agora possibilitará que o local volte a ser sede do funcionamento de orgão público e ainda atrativo cultural e histórico da cidade.

Maquete eletrônica do prédio restaurado
Maquete eletrônica do prédio restaurado
Nos siga no Google Notícias