A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

26/11/2015 10:29

Mesmo sem decisão da Justiça, sindicato de professores faz eleição hoje

Apenas uma chapa se inscreveu para a eleição e candidata a presidente é a mesma impedida pela Justiça de tomar posse em fevereiro; caso ainda está em andamento no STJ

Helio de Freitas, de Dourados
Professores e administrativos da educação votam hoje na eleição do Simted (Foto: Divulgação)Professores e administrativos da educação votam hoje na eleição do Simted (Foto: Divulgação)

Pela segunda vez em um ano, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) faz eleição, nesta quinta-feira (26), para escolher uma nova diretoria da entidade que representa professores e administrativos de escolas públicas de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Apenas uma chapa concorre, tendo como candidata a presidente a professora da Rede Estadual de Ensino Gleice Jane Barbosa. Para ser eleita, a nova diretoria e o Conselho Fiscal precisam garantir 50% dos votos válidos mais um. São pelo menos 1.700 filados aptos a votar.

Gleice também foi candidata única na eleição realizada em novembro do ano passado, mas ela foi impedida pela Justiça de tomar posse, em fevereiro deste ano. O professor Raphael Spessoto, que não conseguiu registrar chapa em 2014, entrou com recurso e a juíza Daniela Vieira Tardin concedeu liminar barrando a posse.

Apesar da decisão provisória, a juíza se julgou incompetente para atuar no caso e remeteu a ação para a Justiça do Trabalho. entretanto, o juiz do Trabalho também se declinou da ação, que foi parar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), para decidir quem deveria julgar o processo – o Tribunal de Justiça ou o Juízo de 1ª instância.

Urna itinerante – De acordo com a assessoria do Simted, a Comissão Eleitoral colocou uma urna fixa na sede do sindicato e urnas itinerantes percorrem escolas e centros de educação infantil. A votação começou às 8h e segue até 20h. A apuração dos votos ocorre ainda nesta quinta.

Desde fevereiro, quando Gleice deveria ter sido empossada, o sindicato é gerenciado por uma “junta governativa”, formada por nove membros.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions