ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Mesmo sem decisão da Justiça, sindicato de professores faz eleição hoje

Apenas uma chapa se inscreveu para a eleição e candidata a presidente é a mesma impedida pela Justiça de tomar posse em fevereiro; caso ainda está em andamento no STJ

Helio de Freitas, de Dourados | 26/11/2015 10:29
Professores e administrativos da educação votam hoje na eleição do Simted (Foto: Divulgação)
Professores e administrativos da educação votam hoje na eleição do Simted (Foto: Divulgação)

Pela segunda vez em um ano, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) faz eleição, nesta quinta-feira (26), para escolher uma nova diretoria da entidade que representa professores e administrativos de escolas públicas de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Apenas uma chapa concorre, tendo como candidata a presidente a professora da Rede Estadual de Ensino Gleice Jane Barbosa. Para ser eleita, a nova diretoria e o Conselho Fiscal precisam garantir 50% dos votos válidos mais um. São pelo menos 1.700 filados aptos a votar.

Gleice também foi candidata única na eleição realizada em novembro do ano passado, mas ela foi impedida pela Justiça de tomar posse, em fevereiro deste ano. O professor Raphael Spessoto, que não conseguiu registrar chapa em 2014, entrou com recurso e a juíza Daniela Vieira Tardin concedeu liminar barrando a posse.

Apesar da decisão provisória, a juíza se julgou incompetente para atuar no caso e remeteu a ação para a Justiça do Trabalho. entretanto, o juiz do Trabalho também se declinou da ação, que foi parar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), para decidir quem deveria julgar o processo – o Tribunal de Justiça ou o Juízo de 1ª instância.

Urna itinerante – De acordo com a assessoria do Simted, a Comissão Eleitoral colocou uma urna fixa na sede do sindicato e urnas itinerantes percorrem escolas e centros de educação infantil. A votação começou às 8h e segue até 20h. A apuração dos votos ocorre ainda nesta quinta.

Desde fevereiro, quando Gleice deveria ter sido empossada, o sindicato é gerenciado por uma “junta governativa”, formada por nove membros.

Nos siga no Google Notícias