ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Ministro paraguaio dá explicações no Senado sobre resgate de traficante

Juan Ernesto Villamayor será questionado amanhã sobre fuga de Jorge Samudio González, 47, o Samura, no dia 11 de setembro

Helio de Freitas, de Dourados | 08/10/2019 10:31
Ministro do Interior do Paraguai desce de carro oficial, dia 30 de setembro, em Assunción (Foto: ABC Color)
Ministro do Interior do Paraguai desce de carro oficial, dia 30 de setembro, em Assunción (Foto: ABC Color)

O ministro do Interior Juan Ernesto Villamayor terá de dar explicações a senadores do Paraguai sobre a fuga do narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, 47, o Samura, que atuava na fronteira com Mato Grosso do Sul. Resgatado em ataque cinematográfico no dia 11 de setembro deste ano, Samura ainda não foi encontrado.

A audiência para depoimento de Villamayor será nesta quarta-feira (9) às 9h, no Senado da República do Paraguai, em Assunción. A convocação foi aprovada no mês passado, poucos dias após o resgate.

Considerado o principal líder da facção carioca Comando Vermelho no Paraguai, Samura tinha sido preso em outubro do ano passado em Bella Vista Norte, cidade paraguaia vizinha de Bela Vista (MS). Ele é apontado como operador das rotas aéreas que trazem cocaína da Bolívia para o Paraguai, enviada depois para o Brasil, via terrestre.

Prestes a ser demitido – ele já admitiu que deve virar chefe de gabinete do presidente paraguaio Mario Abdo Benítez - Juan Ernesto Villamayor confirmou na manhã de hoje que nesta quarta terá de responder às pergunta dos senadores.

Entretanto, ele afirma não entender a convocação, já que a pasta que chefia não tem, segundo Villamayor, responsabilidade pelo transporte de presos. Samura foi resgatado quando voltava de audiência no Palácio da Justiça em Assunción para o Presídio de Emboscada, na região metropolitana da capital paraguaia.

“O transporte de um preso não é atribuição do Ministério do Interior, nem da polícia”, afirmou Villamayor. Segundo ele, essa responsabilidade cabe ao Ministério da Justiça.

Amanhã, frente a frente com os senadores, muitos deles de oposição ao atual governo, o ministro terá de responder a 26 perguntas, todas ligadas à segurança interna do país, segundo o jornal ABC Color, que teve acesso ao questionário.

Nos siga no Google Notícias