ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Ministro promete apoiar Paraguai contra maconha com mais fiscalização

Ministro disse que governo Temer vai aumentar recursos para PF participar mais ativamente das ações compartilhadas e anunciou destinação de helicópteros e agentes

Helio de Freitas, de Dourados | 22/07/2016 14:00
Alexandre Moraes ao lado do ministro da Senad do Paraguai (Foto: Leo Veras)
Alexandre Moraes ao lado do ministro da Senad do Paraguai (Foto: Leo Veras)

O ministro da Justiça Alexandre de Moraes disse há pouco em Pedro Juan Caballero que o governo brasileiro vai destinar mais recursos ao Departamento de Polícia Federal para ações mais frequentes e efetivas no combate às lavouras de maconha do lado paraguaio. O objetivo, segundo ele, é erradicar a droga ainda na fase de cultivo, “estratégia mais inteligente e eficiente do que combater o comércio no Brasil”.

Moraes se negou a comentar sobre a ameaça de terrorismo no Brasil durante os Jogos Olímpicos – situação que coloca a fronteira com o Paraguai como acesso aos terroristas – e disse que estava em território paraguaio exclusivamente para a operação contra o narcotráfico.

Durante entrevista coletiva na sede regional da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), Alexandre Moraes disse que a intenção do governo federal é destinar helicópteros e agentes federais para as operações compartilhadas, como a Nova Aliança III, encerrada nesta sexta-feira.

O ministro esteve no Paraguai para encontro com autoridades do país vizinho e visitou uma das frentes de destruição de lavouras de maconha, onde foi de helicóptero.

Meta é erradicação – Assim como o ministro-chefe da Senad, Hugo David Vera Quintana, Alexandre Moraes disse que os esforços conjuntos são para erradicar as plantações de maconha na fronteira dos dois países e citou o combate ao crime organizado transacional como “uma das prioridades” do governo interino de Michel Temer.

“Nossa meta é uma fronteira segura e operações como essa ajudam no combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas e ao contrabando. Precisamos não só de um reforço presencial na fronteira, mas também de operações bilaterais com parceria e inteligência”, afirmou Morais, que comemorou a destruição de 708 hectares de lavouras de maconha e 209 toneladas da droga pronta para o consumo.

Alexandre de Moraes disse que o Brasil tem o “dever” de apoiar as autoridades paraguaias na luta contra a maconha, pois 80% da produção do entorpecente no país vizinho é destinada a usuários brasileiros.

“Conversamos com o ministro [Hugo Quintana] e a partir deste momento as operações integradas serão ampliadas para que possamos dar inclusive apoio operacional com a cessão de viaturas e helicópteros compartilhados para que os resultados positivos aumentem”, disse Morais.

Confiança no Paraguai – O ministro disse que o governo brasileiro confia no trabalho do Paraguai e elogiou a “expertise” da Senad paraguaia no combate ao narcotráfico. “Quero parabenizar o governo paraguaio e a Senad e reiterar a total confiança do presidente Michel Temer no Paraguai e na nossa parceria para combater a criminalidade”.

Alexandre de Morais, que foi ao Paraguai acompanhado pelo diretor-geral da Polícia Federal Leandro Daiello Coimbra e pelo secretário nacional de Segurança Pública Celso Periolli, foi elogiado pelos paraguaios por ser o primeiro ministro de Estado do Brasil a acompanhar as ações compartilhadas contra o cultivo de maconha. (Colaborou Ronald Diaz, de Pedro Juan Caballero)

Nos siga no Google Notícias