ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Motorista condenado por matar no trânsito ganha direito de dirigir

Bruno Chaves | 14/01/2014 17:32

O motorista profissional Leandro Gomes Bertachini ganhou na Justiça o direito de dirigir depois de provocar, em 2012, um acidente com morte em Anaurilândia e ser condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, no trânsito.

Segundo a assessoria do TJMS, na sentença de 1º grau, o juiz condenou o réu a pagar prestação pecuniária de R$ 1 mil e suspendeu seu direito de Leandro dirigir pelo período de dois anos, explicando que o acidente aconteceu por imprudência do motorista.

Na decisão mais recente, a 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a condenação por homicídio culposo, mas restituiu o direito de Leandro dirigir.

Para o desembargador Romero Osme Dias Lopes, relator do processo, impedir Leandro de dirigir é o mesmo que afrontae o princípio da dignidade da pessoa humana, já que ele é motorista profissional.

“Ademais, nessas circunstâncias, a pena ultrapassa a pessoa do condenado, violando o art. 5º, XLV, da Constituição Federal, pois a proibição de exercício profissional pelo réu prejudica de maneira bastante grave seus dependentes, cujo sustento é provido pelo seu labor, em níveis acima do que se tolera para fins de efeitos colaterais da condenação”, completa.

Acidente – Conforme inquérito policial, o acidente aconteceu por imperícia de Leandro. Ele dirigia uma carreta na MS 276, no dia 6 de novembro de 2012, quando, ao cruzar uma rotatória em Anaurilândia, causou o acidente. Ele não teria observado o sinal de pare.

O motorista do caminhão de boiadeiro, que carregava o passageiro José Roberto Rodrigues, que morreu na hora, contou que dirigia na rotatória a uma velocidade de aproximadamente 40 km e que não teve condições de frear o caminhão antes da colisão.

Nos siga no Google Notícias