ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Interior

MP recomenda que prefeitura disponibilize informações sobre gastos públicos

Liana Feitosa | 12/11/2015 16:15

O MPE/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) quer que Sérgio Diozébio Barbosa (PMDB), prefeito de Amambai, cidade a 360 quilômetros de Campo Grande, não esconda dados referentes às despesas da prefeitura e forneça informações detalhadas no Portal da Transparência.

Segundo o Ministério Público, a recomendação foi instaurada com o objetivo de garantir o acesso à informação e à publicidade da atuação administrativa com dados relativos à utilização de recursos públicos pelos órgãos e pessoas jurídicas ligadas à administração pública.

O documento foi publicado nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial do órgão e considera que é dever das entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso informações de interesse coletivo ou geral.

Regra - No entanto, essa regra não tem sido respeitada pelo prefeito, segundo o MPE. Para o órgão, o descumprimento dessa lei pode significar a prática de corrupção.

"A não observância, pelo gestor público, dos princípios constitucionais da legalidade e da publicidade pode, eventualmente, configurar a prática de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública", analisa o MPE.

Por isso, a prefeitura tem 60 dias para criar e oferecer, de forma virtual e presencial, o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), de acordo com a LAI (Lei de Acesso à Informação), apresentando link de referência ao serviço no Portal da Transparência.

Acessibilidade - No site da prefeitura deverá constar o endereço da sede do órgão e suas secretarias, endereço de e-mail da prefeitura, números telefônicos para contato, assim como o horário de atendimento à população e a ferramenta de pesquisa de conteúdo, conforme exigido na LAI.

Dados sobre orçamento da prefeitura, quantos cargos ocupados e vagos constam na administração municipal, quais são efetivos e comissionados e até mesmo o tipo de remuneração devem constar no portal. Inclusive, a recomendação também orienta que, no site, constem informações detalhadas como subsídios, vencimentos, vantagens e indenizações.

Ao Campo Grande News o prefeito Sérgio Diozébio disse que o portal já existe e que, nele, também constam as informações solicitadas pelo MPE. "O que o Ministério Público recomenda é que seja mais didático. Lá já estão todas as nossas informações sobre licitações, contratos, agora o problema é que a forma de pesquisar é que apresenta dificuldade", resumiu.

"Já entramos em contato com o pessoal da tecnologia para fazer as adaptações necessárias para melhorar a pesquisa para o cidadão", finalizou.

Nos siga no Google Notícias