ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

MPF consegue na Justiça que União demarque terras e restitua fazendeiros

Priscilla Peres | 19/01/2015 14:35
MPF afirma que patrimônio cultural está ameaçado. (Foto: Ascom MPF/MS)
MPF afirma que patrimônio cultural está ameaçado. (Foto: Ascom MPF/MS)

Determinação judicial conseguida pelo MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) fará a União demarcar terras indígenas e pagar arrendamentos aos fazendeiros que possuem áreas ocupadas por tribos, em toda a região centro-sul do Estado. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será intimado para cumprir a decisão em até 30 dias.

De acordo com o MPF, a decisão judicial determina que o valor a ser pago aos fazendeiros deve ser o praticado pelo mercado. A medida vale também para as áreas que forem ocupadas após a decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Dourados.

"O pagamento deverá ser realizado até que a União cumpra seu dever fundamental de demarcar as terras indígenas no estado", diz o Ministério e caso a União não cumpra, o ministro poderá responder pelo crime de responsabilidade além de bloqueio no orçamento da União, dos recursos necessários para pagar os fazendeiros prejudicados pelas ocupações.

A decisão foi tomada após o Ministério Público Federal executar judicialmente o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com a Funai (Fundação Nacional do Índio) em 2007, pelo qual a Fundação se comprometeu a demarcar as terras indígenas em MS até junho de 2009.

Em 2010, a Funai enviou ao MPF justificativa pelo descumprimento do acordo e apresentou novo cronograma para realizar os procedimentos demarcatórios, destacando que iria providenciar os recursos humanos e materiais necessários. Porém, segundo o MPF, até o momento publicou apenas um dos diversos relatórios antropológicos pendentes. Diante do atraso, em 2011 o MPF executou judicialmente o TAC.

Ministro da Justiça terá 30 dias para cumprir a decisão judicial. (Foto: MPF/MS)
Ministro da Justiça terá 30 dias para cumprir a decisão judicial. (Foto: MPF/MS)

Prejuízo - Para o MPF, "a situação de vulnerabilidade a que estão submetidos os indígenas ocasiona prejuízos incalculáveis, com a perda de aspectos culturais e da própria vida de índios”. Enquanto que os proprietários de terras de ocupação tradicional indígena, “vivem uma situação de grave insegurança jurídica, com a desvalorização das áreas e a dificuldade de empreender atividades econômicas”.

O TAC é um título executivo extrajudicial, instrumento utilizado pelo Ministério Público Federal para resolver um problema evitando o recurso à Justiça. Conforme o MPF, quando assinou o TAC, em 2007, a Funai reconheceu a omissão em relação à demarcação de terras indígenas no estado. Por isso, basta ao juiz receber a petição do MPF e ordenar sua execução, sem qualquer julgamento de mérito.

Nativos - Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, mais de 70 mil pessoas divididas em várias etnias. Apesar disso, somente 0,2% da área do estado é ocupada por terras indígenas. As áreas ocupadas pelas lavouras de soja (1.100.000 ha) e cana (425.000 ha) são, respectivamente, dez e trinta vezes maiores que a soma das terras ocupadas por índios em Mato Grosso do Sul.

A taxa de de assassinatos entre os guarani - cem por cem mil habitantes - é quatro vezes maior que a média nacional, enquanto a média mundial é de 8,8. O índice de suicídios entre os guarani-kaiowá é de 85 por cem mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias