A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/07/2016 06:57

Município completa 159 anos com show e abertura da 54º Expopar

Renata Volpe Haddad
Paranaíba completa hoje 159 anos. (Foto: ParaDez)Paranaíba completa hoje 159 anos. (Foto: ParaDez)

Paranaíba, distante 422 km de Campo Grande, completa nesta segunda-feira (4) 159 anos de existência, com festa e a presença do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

As comemorações do aniversário do município iniciaram em 25 de junho, com inauguração de quadra escolares, recapeamento e pavimentação de ruas, desfile cívico, cavalgadas e shows.

Para hoje, está prevista a presença do governador às 9h. Às 11h, acontece a abertura da 54º Expopar, no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Às 14h, está programado o primeiro show regional da exposição, com a presença da dupla Fernando e Renan.

Município - Situado na divisa de Mato Grosso do Sul com Minas Gerais, o município possui grande quantidade de fazendas de gado de corte e de leite, setor industrial em expansão e em desenvolvimento.

Fundada em 1838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai, pois foi rota de apoio logístico para a fuga dos civis envolvidos no conflito. Atualmente, tem cerca de 42 mil habitantes.

O território, foi primitivamente povoado pelos índios Caiapós, tornando-se conhecido das primeiras bandeiras Paulistas no início de 1700, e permanecendo sob a liderança do bandeirante Antônio Pires de Campos, o célebre "Pai Pirá", entre os anos de 1739 e 1755, que vinham para o sertão capturar escravos índios.

Em 1830, o primeiro colonizador, José Garcia Leal era de Minas Gerais e trouxe a família para povoar o município.  Em 1836, com os esforços dos Garcias e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury, pároco da Freguesia, foi construído no povoado, a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora de Sant' Ana, padroeira da cidade.

Na divisa com Minas Gerais, Paranaíba tem 42 mil habitantes. (Foto: ParaDez)Na divisa com Minas Gerais, Paranaíba tem 42 mil habitantes. (Foto: ParaDez)
Jovem perde controle de direção em curva e morre na MS-162
Marlon Alexandre Silva de Oliveira, 24 anos, morreu em acidente de trânsito, na madrugada deste domingo (17), na MS-162, em Maracaju, distante 160 qu...
Duas pessoas morrem em colisão entre moto e carro na rodovia BR-262
Duas pessoas morreram no fim da tarde deste domingo (17) em uma colisão entre uma motocicleta e um carro, município de Terenos - localizado a 25 km d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions