A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

19/03/2019 09:33

Município de MS que homenageia herói da Retirada da Laguna completa 81 anos

Guia Lopes da Laguna, a exemplo de Jardim e Bonito, tem atrações turísticas com águas cristalinas

Tatiana Marin
Vista aérea de Guia Lopes da Laguna. (Foto: Divulgação)Vista aérea de Guia Lopes da Laguna. (Foto: Divulgação)

Guia Lopes da Laguna, a 227 quilômetros de Campo Grande, comemora o 81º aniversário de emancipação. O município, que faz homenagem a José Francisco Lopes, militar do Exército Brasileiro que lutou na Guerra do Paraguai, também possui rios cristalinos por se localizar na Serra da Bodoquena.

Ele, que ficou conhecido como Guia Lopes, e o irmão Gabriel foram os primeiros a desbravar a região, localizada no sudoeste de Mato Grosso, até a fronteira com o Paraguai. Em 1846 Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária às margens do rio Apa.

Em 8 de maio de 1867 na Guerra do Paraguai, Guia Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão. A partir daí foi iniciada a marcha até Bela Vista e em direção à Nioaque que durou 35 dias sob a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. O trajeto ficou conhecido como Retirada da Laguna.

Guia Lopes faleceu de cólera no dia 27 de maio de 1867, depois de percorrer 52 quilômetros, a poucos dias da travessia do rio Miranda, que era o último obstáculo antes do objetivo final. Considerado um dos heróis da Guerra do Paraguai, foi enterrado no local, que veio a ser o município que o homenageou, passando a se chamar Guia Lopes da Laguna, onde foi construído o Monumento Histórico.

O município foi fundado em 19 de maio de 1938 e emancipado em 14 de maio de 1946, fato que ocorreu mais de 7 anos antes da emancipação de Jardim (este emancipado em 11 de dezembro de 1953). Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Suas principais atividades econômicas são a agricultura e pecuária. Como faz parte da Serra da Bodoquena e, devido a concentração elevada de calcário no solo, possui rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Guia Lopes da Laguna também é conhecida pela sua essência cultural presente na Guerra do Paraguai - conhecida como a Tríplice Aliança.

O município conta com 9.968 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e tem área de 1.210,606 km².

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions